segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Musharraf promete realizar eleições "livres e justas" no Paquistão

da Folha Online



No primeiro dia de seu giro por oito países europeus, o ditador do Paquistão, Pervez Musharraf, prometeu que as eleições parlamentares do dia 18 de fevereiro serão livres e justas.




Musharraf tenta buscar na Europa apoio político em um momento em que sua popularidade está em baixa, depois de um ano de crescente violência no Paquistão. Antes de sua viagem, ele afirmou que pretende corrigir percepções supostamente equivocadas sobre seu governo




"Estamos determinados a realizar eleições livres, justas, transparentes e pacíficas. Não há possibilidade de haver manipulação", afirmou o ditador paquistanês em Bruxelas, onde se encontrou com autoridades da União Européia e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).




Questionado sobre como seu governo trabalhará após a provável vitória de seus adversários políticos, Musharraf afirmou que formará um governo com o partido que conquistar maioria. "O poder será entregue a quem quer que ganhe", disse.




Sobre direitos humanos e democracia, Musharraf afirmou que acredita em ambos, mas ressaltou que a preocupação do Ocidente com as duas questões chega a ser "obsessiva".




"Vocês levaram séculos para chegar até onde vocês chegaram. Permita-nos tempo para conquistarmos os valores que vocês estabeleceram por conta própria", afirmou Musharraf.




"Nós temos um ambiente tribal em algumas Províncias. Portanto, de acordo com nossa realidade, nós teremos de adaptar a democracia, os direitos humanos e as liberdades civis."




Nesta terça-feira (22), Musharraf deverá encontrar-se com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, em Paris. O ditador do Paquistão participará também do Fórum Mundial em Davos e depois visitará o premiê britânico, Gordon Brown.




Com Reuters




do site:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u365549.shtml

Nenhum comentário:

Google