quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Iowa dá pontapé inicial na escolha do próximo presidente dos EUA

Por John Whitesides


DES MOINES, Estados Unidos (Reuters) - Os eleitores de Iowa dão início na quinta-feira ao processo de escolha do novo presidente norte-americano, e os democratas Hillary Clinton, Barack Obama e John Edwards trabalham freneticamente para conquistar a liderança na primeira disputa oficial pela vaga na chapa do partido.


As pesquisas também mostram uma disputa apertada entre Mitt Romney e Mike Huckabee pelo lado dos republicanos, na campanha mais acirrada da história eleitoral dos EUA em Iowa.
Quem vencer em Iowa leva o prêmio de um bom impulso na campanha e o título temporário de líder na batalha partidária pelo lugar na chapa.


Ao mesmo tempo, o terceiro colocado entre os democratas pode se ver muito prejudicado para a disputa seguinte, em New Hampshire, na terça-feira.


Iowa abre a batalha Estado a Estado para escolher os candidatos para as eleições presidenciais de novembro, e por tradição costuma eliminar os que têm menos chance e destacar candidatos surpresa.


A campanha de 2008 é a corrida presidencial mais aberta em mais de 50 anos, já que nenhum presidente ou vice atual disputa a indicação do partido.


Uma pesquisa Reuters/C-SPAN/Zogby mostrou na quarta-feira um ligeiro recuo do apoio a Hillary Clinton em Iowa e um pequeno avanço de Obama, deixando os dois empatados com 28 por cento das intenções de voto entre os democratas, com Edwards apenas dois pontos atrás.
Huckabee, ex-governador de Arkansas, estava dois pontos à frente do ex-governador de Massachusetts Romney na corrida republicana, na véspera do chamado caucus de Iowa. Os senadores John McCain e Fred Thompson seguiam empatados em um distante terceiro lugar.


do site:
http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRB60801120080103

Nenhum comentário:

Google