Nyt, Afp e Reuters
Os três principais pré-candidatos republicanos - Mike Huckabee, Mitt Romney e John McCain - já estão em campanha na Carolina do Sul e em Nevada, Estados que realizam suas primárias no sábado. De acordo com pesquisas, McCain lidera na Carolina do Sul e Romney está na frente em Nevada, mas a vantagem é mínima em ambos os Estados.
As prévias da Carolina do Sul serão as primeiras realizadas no sul dos EUA, onde há forte influência do eleitorado negro. Da mesma forma, a votação em Nevada será a primeira em que o voto hispânico terá grande impacto.
A vitória do ex-governador de Massachusetts Mitt Romney nas primárias de Michigan, na terça-feira, embolou a disputa entre os republicanos. O resultado fez com que as três principais primárias do partido no início da corrida tivessem três vencedores diferentes.
O ex-governador de Arkansas Huckabee ganhou em Iowa, o senador McCain venceu em New Hampshire e, agora, Romney levou a melhor em Michigan - ele também venceu em Wyoming, Estado sem muita importância para o processo eleitoral.
Em seu discurso de comemoração, feito na cidade de Southfield, logo após o anúncio de sua vitória, Romney afirmou que a conquista foi “uma vitória do otimismo sobre o pessimismo de Washington”, um clara referência a seu maior rival, o senador McCain, um veterano do Senado americano.
Com os os votos que obteve em Michigan, Romney ganhou 23 delegados no Estado e assumiu a ponta da corrida republicana, com 46 delegados no total. Na contagem geral, Huckabee vem em segundo, com 19 delegados, e McCain em terceiro, com 15.
GIULIANI
A vitória de Romney em Michigan foi uma boa notícia também para o ex-prefeito de Nova York Rudy Giuliani, que até o momento não entrou na disputa. A estratégia de Giuliani foi arriscada. Ele apostou que não surgiria um nome forte o suficiente entre os republicanos até as primárias da Flórida, no dia 29.
Assim, Giuliani investiu tempo e dinheiro fazendo campanha no Estado e praticamente abandonou o início da corrida. Os coordenadores de sua campanha avaliam que um triunfo na Flórida abriria o caminho para uma seqüência de vitórias em boa parte das 22 primárias que serão realizadas na Superterça, no dia 5.
Entre os republicanos, é na Superterça que são escolhidos cerca de 45% do total de delegados com direito a voto na convenção nacional do partido, em setembro. Um bom desempenho poderia recolocar Giuliani entre os favoritos e embolar ainda mais a briga.
PREFERÊNCIA NACIONAL
A pesquisa nacional da Reuters-Zogby, divulgada ontem, mostra o senador McCain na frente da corrida presidencial republicana com 28% da preferência de eleitores de todo o país. Huckabee vem em segundo com 23% e Romney em terceiro com 13%.
NÚMEROS
39% dos eleitores votariam em Hillary, segundo a mesma pesquisa - apenas 1 ponto porcentual à frente de Obama
do site:
http://txt.estado.com.br/editorias/2008/01/17/int-1.93.9.20080117.7.1.xml
Nenhum comentário:
Postar um comentário