Do JC OnLine
Com informações de Vágner Sarmento, de Cidades/JC
O tempo nublado não afastou o público recifense do desfile cívico-militar que celebra os 185 anos da Independência do Brasil. Segundo a Polícia Militar de Pernambuco, a estimativa de 10 mil pessoas está se confirmando na manhã desta sexta-feira (7). Todas as arquibancadas, montadas pela primeira vez ao longo da Avenida Cruz Cabugá, no Centro, estão lotadas. Quando a chuva ameaça cair, a solução para os presentes é abrir o guarda-chuva. Poucos, porém, deixam o local.
Cerca de 80 escolas e seis mil estudantes já desfilaram, cedendo lugar ao esperado desfile militar. Ao todo, 3.500 militares da Marinha, Exército, Aeronáutica, Força Aérea, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária participam da festa. Após a apresentação, entra a banda de música do Comando Militar do Nordeste. "Tudo está ocorrendo dentro da normalidade. A mudança do local não afetou em nada", ressaltou o Coronel Clóvis Melo, Chefe de Comunicação do Comando Militar do Nordeste.
Nenhuma ocorrência foi registrada até o momento pela PM. Algumas pessoas reclamaram da dificuldade de transporte para chegar até o local do desfile, ao contrário de quando ele era realizado na Avenida Conde da Boa Vista - que está em obras. Este ano o evento acontece na Avenida Cruz Cabugá, no Centro, passa pela Rua do Hospício e se dispersa na Avenida Conde da Boa Vista. Pelo menos 46 ruas foram interditadas, desde as 5h.
PROGRAMAÇÃO - O primeiro grupamento a desfilar é composto por bandeiras históricas, conduzidas a cavalo por alunos do Colégio Militar do Recife e do Colégio da Polícia Militar, além do Grupo de Combate Histórico do 14º Batalhão de Infantaria Motorizado. Logo depois, é a vez da Associação dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira e dos ex-integrantes de diversas missões de paz no exterior e ex-membros da Brigada de Infantaria Pára-quedista. O terceiro grupamento é o da Marinha.
O Exército desfila pela segunda vez com a tropa feminina, além do Colégio Militar, Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife (CPOR-R), Seção de Instrução Especial (Siesp), 4º Batalhão de Polícia do Exército, 14º Batalhão de Infantaria Motorizado, 4º Batalhão de Comunicações, 2ª Companhia de Guardas, Companhias do Comando Militar do Nordeste,7ª Região Militar/7ª Divisão de Exército e 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, 5º Centro de Telemática de Área e o 10º Pelotão de Polícia do Exército.
A Força Aérea Brasileira, Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros apresentam-se antes das 140 viaturas do desfile motorizado. O grande final fica por conta da cavalaria do Regimento Dias Cardoso, da Polícia Militar, com aproximadamente 150 conjuntos. Pela primeira vez, aeronaves se apresentam no desfile.
Nenhum comentário:
Postar um comentário