Paula Ribeiro / Agência Anhangüera
Pelo menos 50 mil cães e gatos dos bairros das regiões noroeste, norte e sudoeste foram vacinados gratuitamente neste final de semana como parte da Campanha de Vacinação Contra Raiva. O objetivo da prefeitura é que 110 mil animais sejam vacinados até o próximo final de semana, quando animais de bairros das regiões leste e sul serão contemplados pela campanha.
Para atingir a meta, a prefeitura mobilizou 1,1 mil servidores para atuar em 183 postos de vacinação. Para a zona rural, são mobilizadas equipes volantes.Realizar a vacinação em dois finais de semana concentrando por bairros diariamente é uma inovação na campanha deste ano. Nos anos anteriores, o município realizava a vacinação em cinco finais de semana, mas como o período era muito longo, nas últimas etapas a população esquecia de levar os animais aos postos.
O médico e sanitarista Antônio Carlos Coelho Figueiredo, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, afirma que, embora Campinas não registre casos de raiva animal em gatos e cães desde 1983, o vírus circula na cidade presente em mamíferos como o morcego e que, portanto, o risco ainda existe pois cães e gatos têm contato com outros mamíferos que podem estar doentes e, caso isso ocorra, infectam pessoas pelo depósito de saliva em pele ou mucosa mordendo, arranhando ou lambendo.
Por isso, Figueiredo lembra que é dever dos governos promover a vacinação anual e dever do cidadão levar seus animais para receber dose. "Todos devem receber a dose nesta oportunidade, mesmo animais imunizados em clínicas particulares ou que tenham participado de várias campanhas anteriores. Não se pode esquecer de levar a caderneta de vacinação do animal e os profissionais não entregam a dose para que seja aplicada em casa", lembra.
Foi o tio do estudante Mateus Duran Batista que levou o pequeno cão Perninha, de dois anos, para vacinar. "Meu tio, que é dono do cão, falou que era importante eu trazer e eu trouxe", conta o menino que levou o cão para receber a dose no Centro de Saúde do bairro Vista Alegre, onde até o início da tarde de ontem 560 animais já haviam sido imunizados contra a raiva.
Todos os cães e gatos com idade igual ou superior a três meses de idade devem ser vacinados, mesmo fêmeas gestantes ou em fase de amamentação e os animais idosos ou doentes.
Para Danilo Pinheiro Viana, técnico de informática que levou sua cadela Pichula para vacinar, cada cidadão tem que tomar conta do seu animal. "É uma forma de ter mais cuidado com o cão. Pegamos ela nesta semana porque está prenha e logo trouxe para vacinar para não te problema", afirma.
No próximo sábado, os bairros da região leste da cidade como Joaquim Egídio, Souzas, Taquaral, Costa e Silva, Conceição e São Quirino serão visitados pelos profissionais e, no domingo, animais dos bairros da região sul como Figueira, São Vicente, Santa Odila, Vila Ipê, Orozimbo Maia e São José serão vacinados. A campanha acontece das 8h às 17h e os locais são informados pelos telefones 156, 3245-1219, 3245-2268 ou no portal da saúde, por meio do endereço www.campinas. sp.gov.br/saude.
Nenhum comentário:
Postar um comentário