terça-feira, 31 de julho de 2007

Gripe das aves: França regista dois novos casos em cisnes

As autoridades francesas detectaram dois novos casos de cisnes infectados com o vírus H5N1, a estirpe mais mortal da gripe das aves, anunciou esta terça-feira o Ministério de Agricultura francês.


As aves foram encontradas mortas no domingo no Nordeste do país.
O laboratório de referência da Agência Francesa de Segurança Sanitária dos Alimentos (AFSSA) confirmou a presença do vírus nas aves, encontradas na localidade de Diane Capelle, em Moselle.


A 3 de Julho, outros três cisnes infectados com o H5N1 foram encontrados mortos também em Moselle.

Incêndios nas Canárias forçam realojamento de 11 mil pessoas



Borja Suarez/Reuters
Só na Grande Canária já arderam dez mil hectares




Os fogos nas ilhas Canárias, que já consumiram 24 mil hectares, obrigaram ao realojamento de 11 mil habitantes do arquipélago espanhol.





Segundo o presidente do governo regional, Paulino Rivero, em declarações à rádio Cadena Ser, os incêndios que deflagram desde sexta-feira passada obrigaram a retirar 5200 pessoas do centro montanhoso da Grande Canária e consumiram dez mil hectares.




Em Tenerife, já receberam auxílio 5700 pessoas. Nesta ilha ainda subsistem três fogos activos, disse Rivero, que classifica a situação como "muito complicada".




Segundo o diário espanhol "El Mundo", a ministra do Ambiente, Cristina Narbona, já se deslocou às ilhas para fazer o levantamento dos danos.

Corpo de refém sul-coreano é encontrado no Afeganistão


Shim Sung-min, de 29 anos, é o segundo refém morto dos talibãs.O grupo capturou 23 sul-coreanos em 19 de julho entre Cabul e Kandahar.




As autoridades afegãs encontraram nesta terça-feira (31) o corpo do refém sul-coreano executado a tiros pelos talibãs. Ele fazia parte do grupo de 23 pessoas seqüestradas há doze dias no Afeganistão.




Shim Sung-min, de 29 anos, é o segundo refém sul-coreano assassinado, depois do pastor Bae Hyung-kyu, de 42 anos, na quarta-feira passada (25).




O corpo de Sung-min foi encontrado na área de Orzo, leste da província de Ghazni e será levado a Cabul, segundo o chefe da polícia provincial, Alishah Ahmadzai.




Os talibãs ainda mantêm 21 sul-coreanos em cativeiro. Eles anunciaram ontem à noite a execução do segundo refém como resposta ao “fracasso” das negociações com o Governo.




Os seqüestradores exigiam a libertação de oito presos insurgentes em troca dos reféns sul-coreanos. Mas, segundo um porta-voz rebelde, o Executivo afegão não respondeu “positivamente” à reivindicação.




Após anunciar o assassinato do refém, o porta-voz avisou que, se o governo não libertar os presos, “a vida dos outros coreanos estará em perigo”.





Os sul-coreanos, todos voluntários cristãos, foram capturados no dia 19 na província de Ghazni. O seqüestro é o maior de um grupo de estrangeiros no Afeganistão desde a queda do regime talibã, em 2001.





Ultimato





Os talibãs deram como prazo esta quarta-feira, às 4h30 (horário de Brasília), para que o governo do Afeganistão liberte oito de seus prisioneiros em troca dos 21 sul-coreanos seqüestrados, caso contrário "serão executados mais reféns".




"A delegação do Governo nos pediu mais tempo, portanto damos até as 12h de amanhã (4h30 de Brasília). Assim, Cabul e Seul terão tempo para nos dar uma resposta", disse à agência EFE por telefone o porta-voz talibã Youssef Ahmadi.





Os reféns, a maioria jovens, entre 20 e 35 anos, foram capturados no dia 19 de julho entre Cabul e Kandahar e estão divididos em pequenos grupos em diferentes lugares do distrito de Qarabagh, segundo as autoridades afegãs. Os insurgentes afirmam por sua vez tê-los separado e distribuído por três províncias.




Os talibãs também mantêm em cativeiro um alemão há 13 dias.

Alertam para trincas e fissuras em Guarulhos

O Aeroporto Internacional de Guarulhos deve receber a maioria dos 151 vôos que serão retirados de Congonhas, mas a pista também apresenta problemas. Com 22 anos de uso, nunca foi reformada e a vida útil, que é de 20 anos, está vencida. Reportagem do jornal O Globo, mostra que a pista principal tem fissuras e trincas em vários pontos, condições que podem se agravar ainda mais com o aumento das operações no aeroporto. ( leia a íntegra no GLOBO DIGITAL) O alerta foi dado ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pela Infraero, na reunião do Conselho de Aviação Civil (Conac), em que a Aeronáutica anunciou que boa parte dos vôos de Congonhas será transferida para Guarulhos.

Ao ser avisado do novo problema, Jobim convocou o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, e os presidentes da Anac, Milton Zuanazzi, e da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira (que deve deixar o cargo), para uma reunião nesta terça. A preocupação da Anac com a pista de Guarulhos é preventiva. Segundo um diretor da agência, apesar de o tamanho da pista (3.700 metros) ajudar nos pousos, as deformidades do asfalto podem furar os pneus dos aviões e comprometer a segurança dos passageiros.

Na reunião prevista para esta terça, Zuanazzi vai apresentar a Jobim relatório completo sobre as condições da pista de Guarulhos, inclusive com fotos mostrando os problemas: as trincas e fissuras.

O superintendente da Infraero na região Sudeste, responsável por Guarulhos, Edgard Brandão Júnior, confirmou que a pista tem problemas. Segundo ele, o tempo de vida útil de um pavimento é de 20 anos, e a pista do aeroporto de Cumbica tem 22 anos. Brandão disse, que nesse período, a pista nunca passou por uma reforma, apenas pequenos serviços de manutenção.

"A vida útil do pavimento está ultrapassada em dois anos, o que aumenta o desgaste das aeronaves e suas manutenções. A pista apresenta atualmente trincas e fissuras em todas sua extensão", disse Brandão.

Ele explicou que a pista não tem problema de atritos, nem de drenagens e empoçamento de água, mas frisou a existências das fissuras. Até agora, disse, a Infraero vem fazendo operações tapa-buracos para contornar o problema, mas essa reforma tem que ser feita imediatamente.

"A nossa proposta é o fechamento da pista (principal) e a reforma completa", defende Brandão.

Ele lembrou que a Anac faria uma audiência pública no dia 18 de julho para tratar desta questão, mas com o acidente com o avião da TAM em Congonhas, dia 17, a reunião foi desmarcada. Para fazer a reforma completa seriam entre 90 e 100 dias, com as operações sendo transferidas para a pista secundária.

Já a Anac defende que as intervenções na pista principal de Cumbica sejam imediatas, mas realizadas à noite, sem a necessidade de paralisar as operações. Guarulhos conta com duas pistas, a principal e uma secundária que tem três mil metros. Parte dos movimentos poderão ser desviados para esta pista, caso seja necessário reduzir os pousos na principal.

"O governo terá que decidir se vai fazer a reforma agora, o que reduzirá o número de vôos em Guarulhos", disse o brigadeiro José Carlos Pereira.

Nesta segunda-feira, primeiro dia de transferência de 50 vôos de Congonhas para Cumbica, os passageiros enfrentaram filas de todo o tipo, o que mostra que a infraestrutura do aeroporto pode ficar comprometida quando começarem a chegar mais vôos.

Da Agência O Globo

sábado, 28 de julho de 2007

Lula garante que recursos do PAC chegarão



Frankie Marcone/DN
Lula também reafirmou compromisso pela transposição do São Francisco




Alheio ao protesto que ocorria no hall de entrada do Centro de Convenções de Natal e sob fortes aplausos das caravanas organizadas pelas prefeituras de Parnamirim e de Mossoró, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou ontem o PAC para o Rio Grande do Norte para obras de saneamento básico e urbanização de favelas. A governadora Wilma de Faria (PSB) e os prefeitos que assinaram convênios com o governo federal, de Parnamirim, Agnelo Alves (sem partido), de Natal, Carlos Eduardo Alves (PSB) e de Mossoró, Fafá Rosado, enalteceram ações de seus mandatos e agradeceram a parceria. O presidente Lula esteve em Natal acompanhado da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, e do ministro das Cidades, Márcio Fortes.




Antes de iniciar seu discurso, o presidente Lula pediu um minuto de silêncio em homenagem à família potiguar que morreu no acidente da TAM, em São Paulo, e ao deputado federal Nélio Dias, falecido na semana passada. O presidente Lula disse que o governo, com o PAC, não repetirá o ‘‘equívoco’’ de gestões passadas de fazer festas ‘‘pomposas’’ para lançamento de projetos e depois não liberar os recursos. Além das obras de saneamento e habitação, Lula falou ainda sobre a Transposição do Rio São Francisco. Cobrado por um grupo de jovens de Apodi acerca de uma extensão da Ufersa no município, o presidente disse ter lido e respondido a carta endereçada a ele, afirmou que o compromisso do governo é dotar todas as cidades-pólo do Brasil de extensões universitárias e que, ao final dos oito anos de governo, terá construído mais escolas técnicas do que se construiu em 97 anos desde a construção do primeira unidade.




Duas passagens da fala presidente chamaram a atenção dos presentes, arrancando até gargalhadas. Primeiro, Lula ressaltou a importância de obras de saneamento que não aparecem e ficam sob a terra. ‘‘O prefeito de Parnamirim disse bem. Nem todo mundo gosta de fazer obra que enterra o dinheiro debaixo da terra. É uma cultura. É muito melhor fazer uma ponte, um viaduto. Uma coisa que fica visível. Aí você escolhe logo o nome de um parente e coloca um nome. Ponte Lula. Ponte, sabe, Wilma. Ponte Dilma. Ou seja, é um pouco da pequenez política’’, disse o presidente. Não sabe ou não lembra Lula que uma das principais obras do governo Wilma é a Ponte de Todos Newton Navarro. Depois, fazendo referência ao petróleo extraído em território norte-rio-grandense, o presidente afirmou que seria descoberto ainda mais óleo e que a governadora passaria a ser chamada de ‘‘sheica Wilma’’.




A governadora Wilma de Faria elogiou a postura do governo federal, afirmando que as obras incluídas no PAC do RN não sofreram influência política ‘‘de nenhum deputado e senador’’. A governadora se referiu à atenção dedicada à região Nordeste pelo governo Lula e citou números de alguns programas federais. ‘‘Presidente Lula, continue assim. O senhor vai ficar na história do Brasil e do Nordeste do Brasil’’, disse.




Também discursaram os prefeitos Carlos Eduardo Alves, Agnelo Alves e Fafá Rosado. Carlos Eduardo disse que as obras de saneamento farão frente a um problema que ‘‘se arrasta anos a fio’’ na capital potiguar. A prefeita de Mossoró Fafá Rosado (DEM) fez um discurso de agradecimento tão inflamado que, de longe, nem parecia estar filiada a um dos partidos que mais combatem a administração Lula ou ser liderada pelo senador José Agripino Maia (DEM), um ícone da oposição ao governo Lula. O prefeito Agnelo disse que Parnamirim, um cidade eminentemente urbana, não tem ‘‘um palmo’’ de saneamento e ficará totalmente saneada com os recursos do PAC.




Participaram da solenidade vários prefeitos da região Metropolitana, o presidente da Federação dos Municípios, prefeito de Currais Novos José Lins (PSB), o vice-governador Iberê Ferreira (PSB), o presidente da Assembléia, deputado Robinson Faria (PMN), o senador Garibaldi Alves Filhom (PMDB), e os deputados federais Fátima Bezerra (PT), Sandra Rosado (PSB), Fábio Faria (PMN), Henrique Alves (PMDB), João Maia (PR) e Rogério Marinho (PSB).




Flávia UrbanoDa equipe do Diário de Natal

Renúncia aguardada na 3ª

Política

A diretoria da Anac deve anunciar na segunda-feira, 30, a renúncia coletiva de pelo menos quatro dos cinco diretores do órgão. O anúncio deve ser feito na reunião semanal da agência, em Brasília (DF). A reportagem apurou que quatro dos cinco diretores da Anac já concordaram com o pedido coletivo de renúncia, inclusive o presidente da agência, Milton Zuanazzi. A única que resiste em deixar o posto é Denise Abreu, indicada para o cargo pelo ex-ministro José Dirceu. A diretoria é composta também por Leur Lomanto, Jorge Veloso e Josef Barat.

Interlocutores do governo informaram que o mais cotado para assumir o lugar de Zuanazzi é o brigadeiro Jorge Godinho Barreto Nery, ex-presidente do DAC. Ele assessorou o ex-ministro Waldir Pires na Defesa e continua na pasta -agora sob o comando de Jobim.

Outro nome cotado para integrar a diretoria da Anac é engenheiro aeronáutico Ozires Silva, ex-presidente da Varig e da Embraer e com um longo currículo de experiência no setor aéreo.

Fontes da Anac disseram que o clima dentro da agência está muito ruim e que dentro da agência há funcionários comemorando a saída dos diretores por considerar que eles não possuem perfil adequado para comandar a autarquia.

Dos cinco diretores da Anac, apenas Veloso pertence ao setor: é especialista em segurança de vôo. Zuanazzi é pós-graduado em sociologia. A advogada Denise Abreu trabalhou com Dirceu na Casa Civil. Lomanto foi deputado federal e assessor parlamentar da Infraero. Barat é economista. (da Folhapress)

Congresso americano aprova novas medidas antiterroristas

Diploma segue recomendações da comissão de inquérito ao 11 de Setembro

O Congresso norte-americano aprovou na última madrugada uma lei antiterrorista que põe em prática várias medidas preconizadas da comissão parlamentar que investigou os atentados de 11 de Setembro, que tem promulgação garantida do Presidente George W. Bush.


O diploma, aprovado no dia anterior pelo Senado, passou na Câmara dos Representantes com 371 votos a favor e apenas 40 contra. Entre as várias medidas previstas inclui-se a atribuição de mais fundos federais às cidades que enfrentam maiores riscos de atentados, ainda que garantindo que todos os estados têm o suficiente para porem em prática planos de prevenção.

“Com esta lei mantemos as promessas que fizemos às famílias [das vítimas] do 11 de Setembro, honramos o trabalho da comissão [parlamentar] e estamos a garantir mais segurança ao povo americano”, afirmou a democrata Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes.

A nova legislação retoma várias das recomendações da comissão de inquérito que, há dois anos, após ouvir mais de mil testemunhas concluiu que as autoridades federais “falharam na protecção dos cidadãos americanos”, visando em particular a falha de comunicação entre as várias agências dos serviços secretos.

Depois de aprovada a criação de um director com responsabilidades sobre todos as agências de informação, o Congresso criou agora mecanismos que permitam uma maior ligação entre as autoridades locais e estaduais com a Administração federal, o que passa também pelo reforço das verbas para melhoria dos sistemas de comunicações.

A legislação prevê também um reforço das verbas atribuídas à segurança nos transportes, o que permitirá que, dentro de cinco anos, todas as mercadorias que cheguem aos portos norte-americanos sejam vistoriadas. Esta era uma antiga exigência dos democratas, segundo os quais a falta de controlo permite que grupos terroristas enviem explosivos para território americano.

Ao abrigo da nova lei, toda a bagagem de porão dos aviões de passageiros passará a ser vistoriada, uma medida que deverá estar em vigor dentro de três anos e que substituirá o actual sistema de vistoria aleatória.

O Partido Democrata, que fez da aprovação deste pacote legislativo uma das bandeiras da campanha para as eleições intercalares em Novembro do ano passado, teve, no entanto, que deixar cair algumas das medidas iniciais, como a que permitia aos trabalhadores de terra dos aeroportos a constituição de sindicatos. A iniciativa era contestada pelo Presidente, que ameaçava vetar todo o diploma caso a medida não fosse retirada.

Afeganistão diz que pode usar força para libertar reféns

Por Samar Zwak


GHAZNI, Afeganistão (Reuters) - Uma mulher que está entre os 22 coreanos mantidos como reféns por combatentes do Taliban fez um apelo no sábado para que a situação seja resolvida rapidamente, enquanto uma importante autoridade afegã disse que força poderá ser usada caso as negociações falhem.


A coreana, uma das 18 mulheres mantidas como reféns entre os voluntários cristãos sul-coreanos sequestrados no Afeganistão há mais de uma semana, falou à Reuters pelo telefone celular de um combatente do Taliban.


"Estamos cansados e sendo deslocados de um lugar para outro o tempo todo", disse em Dari, uma das principais línguas faladas no Afeganistão.


"Somos mantidos em grupos separados e não sabemos o que acontece com os outros. Pedimos que o Taliban e o governo nos libertem", disse.


A pronúncia do nome da refém não foi entendida pelo repórter da Reuters que falou com ela.


Antes, Munir Mangal, vice-ministro do Interior, disse que os negociadores estavam tentando dialogar mais com o Taliban.


"Acreditamos nas negociações e se o diálogo falhar, teremos que usar outros meios", disse à Reuters. Ao responder sobre a possibilidade do uso da força, disse: "Certamente."


Mangal também lidera uma equipe do governo escalada para garantir a libertação dos sul-coreanos.


Ele disse que os mediadores incluem um clérigo islâmico e que o grupo tenta convencer o Taliban a libertar os reféns sem impor condições. Também descartou a possibilidade de aceitar a exigência do Taliban de libertar insurgentes mantidos pelo governo afegão.


O Taliban estabeleceu uma série de prazos para que o governo aceite libertar prisioneiros rebeldes e matou o líder do grupo sul-coreano na quarta-feira.


O porta-voz do Taliban, Qari Mohammad Yousuf, disse na sexta-feira que o grupo não daria mais prazos para liberar os reféns e disse que o governo havia dado garantias de que libertaria os prisioneiros do Taliban como parte do acordo.


O porta-voz acusou o governo de "matar tempo e fazer jogo."


O principal conselheiro presidencial de segurança nacional da Coréia do Sul, Baek Jong-chun, está no Afeganistão para ajudar nos esforços de libertação dos reféns.

sexta-feira, 27 de julho de 2007

EUA: Teste a foguetes mortal

Dois mortos e quatro feridos



Pelo menos duas pessoas morreram e quatro ficaram gravemente feridas numa explosão no aeroporto do deserto de de Mojave, na Califórnia (EUA), onde está a ser desenvolvido um programa de foguetes.





A explosão aconteceu num sector remoto do deserto e até ao momento não se conhece se terá afectado as instalações do Porto aéreo e Espacial de Mojave.

As instalações pertecem à empresa Scaled Composites. O corpo de Bombeiros e peritos em explosivos estão a investigar o acidente.

Juízes franceses acusam Villepin no caso Clearstream (act.)

O ex-primeiro-ministro francês Dominique de Villepin foi hoje acusado do crime de «cumplicidade em denúncia caluniosa» no âmbito do processo politico-judicial Clearstream, anunciou um dos seus dois advogados.


Villepin, 53 anos, foi acusado pelos juízes Jean-Marie d´Huy e Henri Pons de «cumplicidade em denúncia caluniosa, encobrimento de roubo e de abuso de confiança» e de cumplicidade de utilização de documentos falsificados, num caso que se converteu num assunto de Estado, anunciou um dos advogados do ex-chefe de governo.


Com esta acusação, Villepin converte-se no primeiro político envolvido neste caso, que remonta a 2004 e cujo objectivo era travar o acesso de Nicolas Sarkozy à presidência francesa através de acusações caluniosas.


O nome de Sarkozy, que acabou por ser eleito Presidente da República a 6 de Maio deste ano, aparecia nas falsas listagens de contas bancárias do banco luxemburguês Clearstream como beneficiário de fundos milionários no estrangeiro.


Posteriormente demonstrou-se que aquelas listagens tinham sido alegadamente falsificadas por um informático próximo do vice-presidente da companhia europeia de defesa aeronáutica e do espaço EADS, Jean-Louis Gergorin, que na semana passada reconheceu que tinha sido Villepin quem o tinha incentivado a entregar aqueles documentos a um juiz que investigava as comissões pagas na venda de seis fragatas francesas a Taiwan em 1991.


O alegado envolvimento de Villepin neste caso de calúnias, que o próprio sempre negou, foi corroborado pelas declarações do ex-espião general Philippe Rondot, uma testemunha chave deste caso.


No início de 2004, Villepin ordenou uma investigação confidencial sobre as listagens ao general Philippe Rondot, alegando que esta tinha sido ordenada pelo então presidente francês, Jacques Chirac.


Dominique de Villepin foi primeiro-ministro entre 31 de Maio de 2005 e 15 de Maio de 2007, depois de ter sido ministro do Interior (2004-2005) e dos Negócios Estrangeiros (2002-2004).


Diário Digital / Lusa

Cumbica com filas maiores; Congonhas tem 32 atrasos

Agencia Estado


O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, Guarulhos, amanheceu nesta sexta-feira com poucos atrasos. Às 6h15, quando os termômetros marcavam 8ºC na região, as filas em frente aos balcões de ckeck-in das principais companhias aéreas já ganhavam volume e estavam bem maiores que as que se formaram ontem neste mesmo horário. As maiores filas ocorrem em frente ao balcão da TAM. Entre partidas e chegadas, tanto internacionais quanto domésticas, são registrados seis atrasos. Um total de 25 vôos da TAM programados para o Aeroporto Internacional de Congonhas, na zona sul da capital paulista, será remanejado hoje para Cumbica.

Congonhas opera normalmente para pousos e decolagens na manhã de hoje, mas os passageiros já enfrentam problemas. São 15 partidas e 17 chegadas atrasadas neste momento, reflexo ainda dos cancelamentos ocorridos ontem.

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Reféns sul-coreanos: talibãs lançam novo últimato

Após a execução de um dos reféns na última quarta-feira, os talibãs ameaçaram matar outros, caso suas condições não sejam respeitadas

Os talibãs que mantêm 22 evangélicos sul-coreanos como reféns anunciaram mais um ultimato para que o governo afegão aceite suas exigências. O novo prazo vai até as 07H30 GMT (04h30 de Brasília) desta sexta-feira, enquanto mais um emissário de Seul se dirige ao Afeganistão para intensificar as negociações pela libertação do grupo.

"A pedido do ministério do Interior, que havia nos pedido mais tempo, prolongamos nosso prazo até o meio-dia de sexta-feira", disse por telefone à AFP Yusuf Ahmadi, porta-voz dos talibãs.

Após a execução de um dos reféns na última quarta-feira na província de Ghanzi (140 km ao sul de Cabul), os talibãs ameaçaram matar outros, caso suas condições não sejam respeitadas - a troca de oito sul-coreanos pelo mesmo número de prisioneiros talibãs.

Foi quando Seul decidiu mandar um novo emissário para tentar desbloquear a situação.

"Se algo acontecer aos coreanos, os governos afegão e coreano serão os responsáveis, já que o Executivo coreano não está exercendo pressão suficiente sobre a administração Karzai para que liberte nossos prisioneiros", declarou Ahmadi.

Em Seul, o porta-voz da presidência, Cheon Ho-Seon, afirmou no entanto que as exigências dos talibãs são "vagas e contraditórias", já que "a insurgência está dividida e os reféns estão presos em lugares diferentes".

O presidente afegão, Hamid Karzai, declarou que não fará nenhuma troca de prisioneiros devido à polêmica gerada pelas negociações para a soltura do jornalista italiano Daniele Mastrogiacomo, seqüestrado e libertado no início do ano.

O pastor de 42 anos Bae Hyng-Kyu, chefe do grupo da Igreja presbiteriana Saem-mul, foi o primeiro refém a ser morto pelos talibãs. Seu corpo, crivado de balas, foi encontrado na noite de quarta-feira perto de Qarabagh.

Foi o primeiro assassinato de um refém estrangeiro no Afeganistão desde que os talibãs mataram um indiano em abril de 2006. A morte de Hyng-Kyu foi considerada "um ato desumano" pelo governo sul-coreano.


AFP

<'O maestro sou eu', diz ministro Nelson Jobim>



Jobim afirmou que as Forças Armadas têm de funcionar 'como uma orquestra'.Ele negou que pretenda concorrer à presidência da República em 2010.




LÍSIA GUSMÃO Do G1, em Brasília




O novo ministro da Defesa, Nelson Jobim, reforçou nesta quinta-feira (26) que está no comando das decisões sobre a crise aérea.





Na primeira entrevista coletiva depois de receber o cargo de seu antecessor, Waldir Pires, o ministro Nelson Jobim prometeu medidas a curto prazo, o que inclui a possibilidade de mudanças na Infraero e na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).





"Nós precisamos rever essa estruturação. Nós não podemos deixar que haja mais comando fora de regências. Isto aqui tem que funcionar como uma orquestra. E o maestro sou eu. Sob as ordens do presidente Lula", afirmou Jobim.




Ele criticou as reformas nos aeroportos para "atender" a comodidade dos usuários e avisou que vai priorizar a segurança das operações de vôo em detrimento do conforto, se for o caso. "Se o preço da segurança for o desconforto, será mantido o desconforto", alertou o ministro, em uma referência às filas dos aeroportos.




Nelson Jobim cobrou responsabilidade das companhias aéras e sugeriu mudanças na Anac, se o modelo atual não se ajustar às necessidades. "Se não está funcionando, muda-se", disse, taxativo, o ministro.





2010





O novo ministro da Defesa negou que pretenda alçar vôos mais altos em 2010. Disse que não tem nenhuma pretensão de concorrer à presidência da República. "Minha mulher não deixa", brincou Jobim em uma alusão à oposição de sua esposa em assumir o cargo de ministro da Defesa.





Discurso





Em discurso improvisado na transmissão de cargo, Jobim afirmou que “a ação só se legitima pelos seus resultados”. Segundo ele, os problemas no setor aéreo serão enfrentados, as responsabilidades do passado serão identificadas, assim como as soluções do futuro.




“Nossas ações não são julgadas pelas nossas intenções, mas pelos nossos resultados. A História não registra boas intenções”, disse o ministro para, em seguida, sinalizar que não aceitará ineficiência na cúpula do setor aéreo sob o seu comando.




“Nunca se queixe, nunca explique, nunca se desculpe. Aja ou saia. Faça ou vá embora”, afirmou, reproduzindo uma frase do ex-primeiro ministro inglês, Benjamim Disraeli.




Antes do discurso, Jobim pediu um minuto de silêncio pelas vitimas do avião da TAM que se chocou com um prédio perto do aeroporto de Congonhas, na última terça-feira (17), matando cerca de 200 pessoas.





Despedida




O primeiro a falar durante a cerimônia de transmissão do cargo foi o ex-ministro Waldir Pires, que leu emocionado o discurso de despedida. “Numa hora dessas, as emoções não são compatíveis”, justificou o ex-ministro a leitura do discurso.




Ele afirmou que se sente frustrado por não ter cumprido “a missão” de conter a crise aérea.




“Nunca é fácil o instante da despedida, sobretudo quando a missão que se viria cumprir, que se teria necessariamente de cumprir, iniciou-se e não logrou completar" afirmou, no início do discurso.




"Quando lhes digo adeus, tenho dentro de mim um sentimento que sufoca, mas que venço: a ameaça de frustração pelo temor do sonho interrompido”, disse.




Pires elogiou a escolha de Jobim para sucedê-lo no Ministério da Defesa. “Haveremos de vencer essa crise. Faço votos, do fundo da minha alma, que Nelson Jobim, personalidade inteligente, capaz, meu amigo, possa, no mais curto prazo conseguir resolver essa situação fruto do acúmulo de erros de longo tempo”, afirmou.

quarta-feira, 25 de julho de 2007

PF inicia nesta quarta perícia em negócios de Renan


Por: Folha online




Começa nesta quarta-feira a perícia técnica do Instituto de Criminalística da Polícia Federal nos documentos que compõem a defesa de Renan Calheiros (PMDB-AL). O prazo previsto inicialmente, de 20 dias, pode ser estendido.




“Se necessário, pode durar 25 dias ou mais um pouco. O importante é que a análise seja completa”, disse ao blog Renato Casagrande (PSB-ES), que integra a trinca de relatores do processo no Conselho de Ética do Senado.




Renan e o PSOL, partido que assina a representação contra ele, foram notificados. Podem indicar, se desejarem, representantes para acompanhar a perícia. Têm até as 10h desta quarta para fazer as indicações.




A partir daí, a PF começa a contar formalmente o prazo para a conclusão da perícia. Em análise preliminar, feita antes do recesso parlamentar, a polícia detectara 20 indícios de irregularidades no papelório que o presidente do Senado entregara ao Conselho de Ética.




Antes mesmo de a PF iniciar a segunda perícia na defesa de Renan, técnicos do Conselho de Ética do Senado informam ter comprovado informações que deixam mal o presidente da Casa. Duas das empresas apresentadas pelo senador como compradoras de gado de suas fazendas são logotipos de fachada. A primeira se chama GF Silva.




A outra, Carnal Carnes. Indícios nessa direção já haviam sido noticiados. Ouvido na ocasião, Renan dissera ter vendido bois ao frigorífico alagoano Mafrial, a quem caberia dar explicações. O problema é que o Mafrial não consta dos recibos apresentados pelo senador.




Casagrande cogita sugerir a quebra dos sigilos bancário e fiscal das duas empresas. Como o Conselho de Ética não tem poderes para tanto, a providência teria de ser referendada pelo plenário do Senado. Algo que dificilmente irá ocorrer antes da conclusão da perícia da PF. O próprio Casagrande acha que convém ao conselho aguardar pelo término da análise da polícia.




“É melhor a gente esperar a perícia”, afirmou o senador capixaba. “Se ela for conclusiva, dizendo que o Renan tem responsabilidade ou que não tem, já resolveu o nosso caso. Se não for conclusiva, temos que abrir outras linhas investigativas”. De qualquer modo, o Casagrande acha que a Secretaria de Fazenda de Alagoas deve tomar a iniciativa de averiguar quem está por trás dos dois “compradores de gado” sob suspeição.




Embora tenha decidido iniciar a perícia nesta quarta, a PF ainda aguarda pelo envio de novos documentos. São notas fiscais e guias de transporte de animais que o Conselho de Ética requisitou à Secretaria de Fazenda do governo alagoano e a nove supostos compradores de reses de Renan –quatro empresas e cinco pessoas físicas.




Nesta terça-feira (24), remeteram-se à polícia papéis fornecidos ao conselho pelo deputado Olavo Calheiros (PMDB-AL), irmão do presidente do Senado e um dos supostos adquirentes de bois do senador. Foi, por ora, o único a atender à requisição do Conselho de Ética. Casagrande espera receber novos papéis até o início da próxima semana. “Assim que recebermos, enviaremos à Polícia Federal”, disse.




Em respeito à formalidade, o trânsito de documentos entre a PF e o conselho vem sendo feito com a intermediação da mesa diretora do Senado. Em tese, o papelório teria de passar também pelo ministério da Justiça antes de aportar nos escaninhos da PF. Mas Tarso Genro autorizou a polícia a se entender diretamente com a direção do Senado. O ministro da Justiça disse ao blog que, além de tornar os procedimentos mais ágeis, a providência inibe especulações indevidas acerca de interferências do governo no trabalho da PF.

Deputados comentam nomeação de Jobim para a Defesa

Do Diário OnLine

Com Agência Brasil


A nomeação de Nelson Jobim como o novo ministro da Defesa gerou reação na Câmara dos Deputados. O deputado Vic Pires (DEM-PA) afirmou que o Ministério da Defesa precisa de comando forte, “porque áreas como Aeronáutica, Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) não se entendem”.

“Porque senão fica essa loucura: um monte de Sargento Garcia, sem um Zorro para tomar conta”, ironizou.

O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) considerou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva demorou muito para tomar a decisão. Além disso, questionou se agora a decisão é a mais acertada.

“Porque o ministro Jobim não tem uma tradição de pensar o problema da Defesa. Ele não é ligado ao tema da Defesa e muito menos tem o conhecimento da aviação civil para trazer uma saída”. Para Gabeira, um ministro da Defesa deveria ser estudioso e interessado no assunto.

“Pode ser um novo erro. Porque se nós dependemos do Ministério da Defesa para equacionar e solucionar os problemas, o ministro da Defesa deveria ser alguém familiarizado com aviação civil”, assinalou Gabeira.

Já segundo a deputada Luciana Genro (PSOL-RS) os órgãos não se entendem e a mera troca de nomes não garante mudanças. “É preciso que haja uma política real do governo de fazer essa mudança e de dar essa força ao Ministério da Defesa”.

Bombas matam 50 após vitória do Iraque com técnico brasileiro

Da BBC Brasil


A explosão de dois carros-bomba deixou pelo menos 50 mortos nesta quarta-feira em Bagdá, quando centenas de iraquianos comemoravam uma vitória histórica da seleção de futebol do Iraque. A equipe iraquiana, treinada pelo brasileiro Jorvan Vieira, surpreendeu a favorita Coréia do Sul e chegou à final da Copa da Ásia, em Bangkok, na Tailândia.

O correspondente da BBC em Bagdá, Nicholas Witchell, diz que o resultado provocou "um genuíno momento de orgulho nacional" em todas as divisões sectárias do país. Poucas horas depois do final da partida em Bangkok, milhares de torcedores tomavam as ruas de Bagdá quando o primeiro carro-bomba explodiu, no bairro de Mansour, no oeste da cidade. O segundo carro-bomba foi detonado na região leste da capital iraquiana. De acordo com a polícia local, além dos 50 mortos, cerca de 130 pessoas ficaram feridas nas duas explosões.

Futebol

A partida entre as seleções do Iraque e da Coréia do Sul terminou em um empate em 0 a 0 no tempo normal. Nos pênaltis, os iraquianos venceram por 4 a 3. O herói da partida foi o goleiro iraquiano Noor Sabri Abbas, que defendeu o pênalti cobrado por Yeom Ki-hun. Antes disso, Kim Jung-woo já havia acertado a trave.

É a primeira vez que o Iraque vai a uma final de Copa da Ásia. O time enfrentará a Arábia Saudita, em Jacarta, na Indonésia, na grande final de domingo. Durante o tempo normal, os dois times tiveram chance de abrir o marcador, com conclusões do iraquiano Hawar Mulla e do sul-coreano Lee Chun-soo. O brasileiro Jorvan Vieira, de 54 anos, já fez história no futebol iraquiano ao chegar à final. O melhor desempenho do time no torneio havia sido o 4º lugar em 1976, no torneio jogado no Irã. Jorvan Vieira já comandou as seleções de Marrocos (durante a Copa do México de 1986), Omã, Malásia, Kuwait e Egito, além de equipes da primeira e da segunda divisão em Portugal.

Leão já é o nono


Rogério Gomesda Redação




O Fortaleza passou para a nona colocação na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro - Série B após a vitória de 2 a 0 sobre o Santo André, ontem à noite, no Presidente Vargas. O próximo adversário tricolor será o Barueri, em São Paulo




O Fortaleza voltou a vencer em casa. Desta vez, a "vítima" foi o Santo André. O placar de 2 a 0 deu mais tranquilidade ao elenco tricolor no Campeonato Brasileiro - Série B, já que o Leão passou a ocupar a 9ª colocação com 20 pontos. A vitória de ontem no estádio Presidente Vargas também devolveu a confiança ao grupo de jogadores e aos torcedores, que saíram mais satisfeitos ao final da partida. "Acho que a vitória é um resultado da união dos atletas. Agora é continuar buscando subir na tabela", avaliou o técnico interino Jorge Veras, após o encerramento do jogo.




Desde que a bola começou a rolar, no primeiro tempo, o Fortaleza mostrou disposição na busca pelo gol. Igor teve uma boa chance de marcar logo aos seis minutos. Ele foi lançado em profundidade e bateu na bola, que raspou a trave adversária. O Santo André respondeu com dois ataques perigosos de Luciano Bebê, batendo falta, aos 17 minutos, e Chico Marcelo num arremate após sobra de bola, aos 30 minutos. O Leão abriu o placar aos 35 minutos.




Simão tocou a bola para Rinaldo na área. O atacante tricolor chutou cruzado e bola entrou no canto do gol de Júnior Costa. Fortaleza 1 a 0. Aos 47 minutos, o mesmo Rinaldo quase fez o segundo ao tentar desviar a bola do goleiro do time paulista.




No retorno para o segundo tempo, o Tricolor do Pici perdeu velocidade e ficou recuado diante de várias investidas do Santo André. Chico Marcelo bateu forte na bola, aos sete minutos. Em seguida, aos nove, Fábio Luís perdeu um gol incrível chutando debaixo da trave do gol de Getúlio Vargas.




Fortaleza alcançou o segundo gol aos 13 minutos. Rogerinho deu o passe para Cleiton, que dominou a bola e bateu deslocando o goleiro do Santo André. O segundo gol deu tranquilidade para que o time cearense passasse a administrar o resultado.




Só que aos 35 minutos, o Santo André ainda teve uma chance de diminuir. O árbitro do jogo deu pênalti de Preto sobre Leandrinho. Marcelinho Carioca, que havia substituído Chico Marcelo, bateu e o goleiro do Fortaleza, Getúlio Vargas, fez a defesa. A partir daí, o Fortaleza passou a segurar o ataque adversário e confirmar a vitória que deu mais três pontos ao time.




CAMPEONATO BRASILEIRO - SÉRIE B




FORTALEZA 2




Getúlio Vargas; Simão, César, Preto e Aldivan; Válter (Rogério), Marcinho (Wellington), Igor (Thiago Campos) e Rogerinho; Rinaldo e Cleiton (ou Ricardinho). Técinoco: Jorge Veras




SANTO ANDRÉ 0




Júnior Costa; Alexandre (Leandrinho), Cesinha, Luiz Henrique e Betão (André Luís); Fernando, Bruno, Williams e Fabio Luis; Luciano Bebê e Chico Marcelo (Marcelinho Carioca). Técnico: Sérgio Soares.

Teerão pronto para debater segurança com Washington

O Irão afirmou hoje que está pronto para examinar um diálogo com os Estados Unidos ao nível dos vice-ministros dos Negócios Estrangeiros para discutir a segurança no Iraque.


Este anúncio surge um dia depois de um encontro entre os embaixadores dos dois países em Bagdad.


«A questão das negociações ao nível dos vice-ministros dos Negócios estrangeiros dos dois países sobre o Iraque pode ser examinada», declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Manuchehr Mottaki, à saída do conselho de ministros em Teerão.


«Se os Estados Unidos pedirem, estamos prontos para estudar esta questão», adiantou, citado pela agência oficial Irna.


Diário Digital / Lusa

Risco de novas inundações no sul da Inglaterra

As autoridades britânicas alertaram hoje para a possibilidade de novas inundações no sul da Inglaterra. Só esta madrugada foram evacuadas 250 casas em Oxford, enquanto amplas áreas permanecem alagadas.


Segundo informou hoje a polícia, há alertas de inundação em Berkshire (a oeste de Londres), que podem afectar a cidade de Reading, assim como Henley-on-Thames, Marlow e Windsor.


Em Oxford, 250 casas foram evacuadas e os seus habitantes levados para o estádio de futebol do e Oxford United, devido às inundações no oeste da cidade, uma das últimas afectadas pelas cheias.


No oeste da Inglaterra, mais de 350 mil pessoas continuam sem água corrente. O Exército distribui três milhões de garrafas de água mineral por dia e há mais de 400 camiões cisterna com água para atender à população.


Segundo a Agência do Ambiente (EA), a previsão de mais chuvas pode agravar uma situação já crítica.

terça-feira, 24 de julho de 2007

Consumo cresce 8% em maio, diz EPE

São Paulo, 24 de Julho de 2007 - Melhora de renda e maior oferta de crédito elevam demanda do comércio e de residências. Depois de atingir recorde histórico no consumo mensal em abril, com 31,575 gigawatts-hora (GMh) negociados, a demanda brasileira por eletricidade voltou a apresentar resultado expressivo em maio, com taxa de crescimento de 8,2% sobre o volume de igual período de 2006, informou ontem a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o órgão ligado ao Ministério de Minas e Energia.

Integra do texto


São Paulo, 24 de Julho de 2007 - Melhora de renda e maior oferta de crédito elevam demanda do comércio e de residências. Depois de atingir recorde histórico no consumo mensal em abril, com 31,575 gigawatts-hora (GMh) negociados, a demanda brasileira por eletricidade voltou a apresentar resultado expressivo em maio, com taxa de crescimento de 8,2% sobre o volume de igual período de 2006, informou ontem a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o órgão ligado ao Ministério de Minas e Energia.

O consumo no quinto mês do ano alcançou 30.659 gigawatts-hora (GWh), puxado sobretudo pelo aumento de demanda do comércio e de consumidores residenciais. As duas classes, também responsáveis pelo bom desempenho do mercado nos meses anteriores, tiveram crescimento de 10,8% e 9,2% em maio, respectivamente, na comparação com o resultado de igual mês do ano passado.

Segundo Maurício Tolmasquim, presidente da EPE, o aumento de renda da população e a maior oferta de crédito têm estimulado o consumo de energia elétrica nas residências, nos pontos de comércio e também na área de serviços. "Esses dois fatores, além da queda dos juros, têm sido a mola propulsora do mercado de energia", avalia Tolmasquim. Ele aponta os dados da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), que mostraram aumento de 8,6% nas vendas de produtos do setor durante o primeiro trimestre do ano, para justificar o avanço do consumo de eletricidade nas residências do País durante os primeiros meses do ano. "A melhora de renda, a queda dos juros e a fartura de crédito levam os brasileiros às compras, ao mesmo tempo em que ajudam a aquecer o consumo no setor comercial e de serviços", enfatiza. Temperaturas acima da média histórica registradas ao longo deste ano em todas as regiões do Brasil - que contribui para o maior uso de aparelhos de ar-condicionado e ventiladores - também ajudou a acelerar o consumo nacional, diz a EPE. No acumulado de janeiro a abril, houve um acréscimo de 5,2% na demanda brasileira por energia - que atingiu 151.797 GWh - sobre o mesmo intervalo de 2006, percentual acima da taxa de 4,7% verificada até abril. A previsão da EPE é que o consumo deste ano cresça 5,3% sobre o resultado obtido em 2006. Para o órgão do ministério essa taxa "é compatível com o crescimento esperado para o Produto Interno Bruto deste ano, de 4,5%".

Ainda de acordo com a EPE, o aumento no número de consumidores de energia também ajuda a explicar o avanço na demanda. O Sistema Elétrico Nacional registrou 51 milhões de consumidores residenciais em maio. Nos últimos 12 meses, terminados em maio, 1,7 milhão de consumidores foram incorporados ao sistema, o equivalente a uma média mensal de 142 mil ligações.

O aumento no número de consumidores, segundo o presidente da EPE, reflete principalmente o sucesso do programa governamental Luz para Todos, que leva eletricidade para as regiões mais remotas do País. Entre janeiro e maio deste ano, o consumo brasileiro de eletricidade nas residências teve acréscimo de 6,8%, enquanto a demanda acumulada no comércio subiu 7%. O consumo na indústria cresceu 7,2% em maio, em relação ao mesmo período de 2006. No acumulado do ano, a demanda do setor, que responde por 44% do mercado, avançou 4,2%, em linha com a expansão da produção industrial, que nos primeiros cinco meses do ano cresceu 4,4%.

A menor taxa de crescimento do consumo industrial em relação aos demais setores é atribuído por Tolmasquim ao aumento da eficiência energética e também ao impacto causado pela elevação das importações de produtos e bens, o que reduz a produção no mercado interno. (Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 2)(Denis Cardoso)

EUA e Irã realizam nova rodada de conversas em Bagdá

Por Mariam Karouny


BAGDÁ (Reuters) - Enviados dos Estados Unidos e do Irã começaram nesta terça-feira uma segunda rodada de conversas em Bagdá sobre a situação de segurança do Iraque. O primeiro encontro entre os dois rivais ocorreu em maio.


Como prova do derramamento de sangue que tomou o país, um carro-bomba matou 26 pessoas e feriu 70 em um movimentado mercado na cidade xiita de Hilla, 100 km sul de Bagdá, informou a polícia.


O embaixador iraniano, Hassan Kazemi-Qomi, e seu colega norte-americano, Ryan Crocker, reuniram-se na fortificada Zona Verde de Bagdá, segundo autoridades iraquianas.


A primeira reunião, em 28 de maio, encerrou um congelamento diplomático entre os dois países de quase 30 anos.


Washington acusa o Irã, xiita, de fomentar a violência no Iraque. Teerã nega a acusação e culpa a invasão liderada pelos EUA em 2003 pelos conflitos entre a maioria xiita do Iraque e a minoria árabe-sunita.


O porta-voz da Casa Branca, Tony Snow, disse que dispositivos explosivos responsáveis pela morte de muitos soldados norte-americanos no Iraque, assim como outras armas, ainda chegam ao Iraque via Irã.


EUA e Irã não mantêm relações diplomáticas desde pouco depois da revolução iraniana, de 1979.

Para confirmar a reação

Na tentativa de vencer a segunda partida seguida pela Série B do Campeonato Brasileiro e mostrar que a crise já faz parte do passado, o técnico interino Jorge Veras aposta na reedição da dupla Rinaldo e Cleiton no ataque do Fortaleza


Já se vão dois meses e cinco dias desde a última vez em que Cleiton atuou como titular pelo Fortaleza. Foi na vitória diante do CRB por 2 a 1, no dia 19 de maio. De lá para cá, entre contusões e o banco de reservas, o jogador foi sempre lembrado pela torcida. E, hoje, contra o Santo André, no estádio Presidente Vargas, ele volta a iniciar uma partida.

Ao lado de Rinaldo, o atacante é a aposta do técnico interino Jorge Veras para conseguir a segunda vitória seguida. O treinador, que continua no comando do equipe, gostou da atuação de Cleiton contra o Ituano, no sábado passado. "Faltava alguém para empurrar a bola para dentro. Ele (Cleiton) entrou bem e marcou inclusive o gol", disse. Segundo o técnico, a entrada do jogador muda o jeito de o time jogar. "Muda muito lá na frente. O Ricardinho (que também disputava a vaga de Rodrigo, machucado) tem velocidade e movimentação. Mas o Cleiton é uma referência", lembrou.

Além da mudança na frente, o Leão também tem alterações no meio-campo. O volante Válter ganhou a vaga de Dude, suspenso. Cocito, que voltaria ao time, sentiu dores no joelho e está fora da partida. "O Válter tem características parecidas com a do Dude. Muita marcação, mas sabe sair jogando com mais qualidade", salientou o técnico Jorge Veras.

Mas é realmente com os gols que o treinador tem que se preocupar. Não em evitar, mas em fazer. Mesmo com os dois marcados no último sábado, o Fortaleza ainda é o segundo pior ataque da Série B. O Tricolor só balançou as redes 14 vezes. O Santo André, adversário de hoje à noite, também não anda muito eficiente. O time paulista fez 15 gols na competição.

Os paulistas vêm de uma derrota na última rodada para o Ipatinga, por 2 a 1. Com o resultado, o Santo André voltou a ver a zona do rebaixamento próxima. Para hoje, o técnico Sérgio Soares tem o retorno do zagueiro Cesinha. Mas o outro zagueiro titular, Douglas, recebeu o terceiro cartão amarelo e está fora. Assim, Thiago Mathias será mantido na equipe. O time do ABC está na 15ª posição, um ponto à frente da zona do rebaixamento.

E-MAIS

- Fortaleza e Santo André se enfrentaram apenas Foi em 2004, pela Série B. Na ocasião, o Tricolor bateu o time do interior paulista por 3 a 1.

- Demitido neste fim de semana pelo Atlético-MG, o técnico Zetti passou do Fortaleza.

- O Santo André foi R$ 954.798,00 ao ex-técnico do clube, Luiz Carlos Ferreira.

- O lateral que já atuou no Corinthians e Palmeiras, é o novo reforço do Santo André. O jogador deve estrear no jogo contra o Criciúma, no dia 27.

Lisboa saúda regresso a Sófia de enfermeiras e médico

A Presidência portuguesa da União Europeia (UE) saudou hoje, em comunicado, o regresso à Bulgária das cinco enfermeiras e do médico búlgaros condenados a prisão perpétua na Líbia.


As cinco enfermeiras e o médico búlgaros condenados a prisão perpétua na Líbia por alegadamente terem contagiado intencionalmente mais de 400 crianças líbias com o vírus da Sida, foram hoje extraditadas para a Bulgária, onde à chegada receberam imediatamente o indulto presidencial.


No comunicado, hoje divulgado, a presidência da UE «reconhece o potencial para um reforço da cooperação entre a UE e a Líbia em diversas áreas de interesse mútuo e reitera o empenho na prossecução das negociações para a definição do enquadramento das futuras relações entre a UE e Tripoli».


A presidência refere ainda reconhecer «o papel construtivo desenvolvido pelas autoridades líbias e aproveita a oportunidade para manifestar o sincero apreço a todas as partes que contribuíram para alcançar uma solução baseada nos princípios da solidariedade humana».


Detidas desde Fevereiro de 1999, as enfermeiras Kristiana Valtcheva, Nassia Nenova, Valia Tcherveniachka, Valentina Siropoulo e Snejana Dimitrova, bem como o médico de origem palestiniana recentemente naturalizado búlgaro Achraf Joumaa Hajouj, regressaram hoje à Bulgária num avião oficial francês.


Com as cinco enfermeiras e o médico búlgaros também regressou o médico Zdravko Georgiev, marido de Kristiana, que também esteve detido mas que foi absolvido em 2004 quando os outros foram condenados à morte.


As enfermeiras e os dois médicos chegaram a Sofia com a mulher do presidente francês, Cecília Sarkozy, e com a comissária europeia Benita Ferrero-Waldner, que se tinham deslocado a Tripoli no domingo para tentar acelerar a extradição para a Bulgária das enfermeiras e do médico.


O avião foi recebido em Sofia pelo Presidente búlgaro, Georgi Parvanov, pelo primeiro-ministro, Sergei Stanishev, pelo titular dos Negócios Estrangeiros, Ivailo Kalfine, pelo chefe do parlamento, Georgi Pirinski, bem como por muitos deputados, diplomatas, familiares e amigos.


Os seis foram condenados à morte em 2004 por terem sido considerados culpados de propagar intencionalmente em 1999 o vírus da sida a 438 crianças líbias da cidade de Benghazi, das quais 56 vieram a falecer.


Recentemente, as autoridades líbias comutaram a pena das cinco enfermeiras e do médico para prisão perpétua.


Diário Digital / Lusa

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Aéreas evitam Congonhas por causa da chuva e paralisam aeroporto

Por Fernanda Ezabella e Henrique Melhado Barbosa


SÃO PAULO (Reuters) - TAM e Gol, as maiores companhias aéreas do país, suspenderam nesta segunda-feira os pousos e decolagens no Aeroporto de Congonhas por causa da chuva, paralisando o tráfego aéreo no principal ponto de conexão de vôos do país.


Até às 18h, das 211 decolagens agendadas em Congonhas, 143 tinham sido canceladas, ou 68 por cento dos vôos. Outras 18 partidas estavam com mais de uma hora de atraso. A Infraero não esclareceu se algum dos demais 50 vôos chegou a decolar, mas uma assessora indicou que todos tinham atraso.


Pelo site de acompanhamento de vôos da Infraero, apenas quatro pousos aconteceram em Congonhas até as 17h50 --dois da Varig e dois da Pantanal Linhas Aéreas. Vôos também foram transferidos para os aeroportos de Viracopos, em Campinas, e Cumbica, em Guarulhos.


Fontes do governo afirmaram à Reuters que os pilotos das empresas aéreas começaram a boicotar o aeroporto nos dias de chuva desde o acidente com o Airbus da TAM na terça-feira. A aeronave com 187 pessoas a bordo não conseguiu realizar a manobra de pouso, fez um vôo rasante sobre uma avenida movimentada e explodiu contra prédios, provocando a morte de cerca de 200 pessoas.


O dia foi de muita confusão e desencontros no palco do pior acidente aéreo do país. Congonhas foi fechado brevemente pelo menos três vezes em decorrência da chuva, para medições da lâmina de água e do nível de atrito da pista auxiliar. A pista principal, onde ocorreu o grave acidente, permaneceu fechada.


Apesar de reaberto o aeroporto, TAM e Gol fecharam os balcões de check-in.


Nos corredores de Congonhas, abarrotados, os passageiros buscavam alguma informação confiável.


"Por enquanto, não estamos tendo informação. Tem pessoas (da Gol) que dizem que não vai ter vôo hoje, outros dizem que pode esperar na fila para remarcar a passagem", reclamou Plínio Ramalho, bancário de 34 anos, que já esperava há mais de duas horas uma conexão para Florianópolis.


Numa fila, o músico Hermeto Pascoal, de 71 anos, que também teve seu vôo cancelado, tentava criar beleza do caos. "Já até gravei na ida (em Belo Horizonte) o pessoal discutindo, querendo quebrar as coisas. De coisas ruins sempre tem coisas boas, e a gente aproveita porque a música dá essa liberdade", disse Hermeto.


Segundo o brigadeiro José Carlos Pereira, presidente da Infraero, a pista principal deve abrir ainda esta semana. A previsão era para terça-feira, mas a chuva atrapalhou a perícia da Polícia Federal. Com a finalização do trabalho da PF, serão necessárias 24 horas para a reabertura da pista, segundo Pereira.


No final do dia, a chuva causou um deslizamento de terra na cabeceira da pista principal devido à falta da mureta de proteção, destruída no acidente com o Airbus da TAM.
(Colaborou Isabel Versiani)

domingo, 22 de julho de 2007

Partido no poder na Turquia largamente à frente nas legislativas


O Partido da Justiça de do Desenvolvimento, no poder na Turquia, está largamente à frente nas eleições legislativas que decorreram hoje no país, com 58 por cento dos votos, quando estavam escrutinados 27 por cento dos boletins de voto, de acordo com o canal noticioso CNN-Turk, citado pela AFP.

Um casal vota numa escola primária de Ancara




O AKP teve origem no movimento islamista, realça esta agência, mas a Reuters descreve-o como um partido de centro-direita pró-negócios.




De acordo com esta contagem, o principal partido da oposição, o Partido Republicano do Povo (CHP, social-democrata), obteve 15,7 por cento, seguido do Partido de Acção Nacionalista (MHP, nacionalista), com 13,9 por cento.




A contagem de votos começou nas províncias do Leste do país, onde o AKP é particularmente forte.




Os partidos têm de conseguir um mínimo de dez por cento dos votos ao nível nacional para poderem estar representados no parlamento.




Um alto-responsável do AKP, Salih Kapusuz, disse entretanto à Reuters que o partido vai conseguir mandatos suficientes no parlamento para governar sozinho. “A estabilidade vai continuar”, acrescentou Kapusuz.

"Não somos terroristas", diz controlador do Cindacta-4

BRASIL

Agencia Estado


A hipótese levantada por membros da Aeronáutica de que o "apagão" no Cindacta-4, ocorrido na noite de sexta-feira, teria sido obra de sabotagem, deixou revoltados os controladores que atuam no controle do tráfego aéreo em Manaus. "A Aeronáutica está procurando uma válvula de escape. E a válvula de escape mais plausível é jogar a culpa para cima da gente. Não existiriam meios físicos de realizarmos sabotagem. Não somos terroristas", disse, indignado, um controlador do Cindacta-4.

De acordo com ele, 12 controladores em Manaus trabalhavam na noite de sexta-feira quando o "apagão" aconteceu. Segundo o militar, nenhum deles poderia ter acesso à rede elétrica do Cindacta-4 para promover o desligamento de toda a rede de energia do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), onde funciona o centro de controle. "Esse sistema é um câncer. É obsoleto. Não temos culpa se os três geradores de energia do Cindacta-4 não funcionaram", sustentou o controlador. "Eles estão dizendo que os controladores sabotaram. Isso é um absurdo", continuou.

Conforme contaram outros militares que atuam no Cindacta-4, o clima dentro do centro de controle de tráfego aéreo "é o pior possível". O trabalho dos controladores está sendo vigiado pela Polícia da Aeronáutica (PA). De acordo com eles, na sala do centro de controle há sempre um ou dois agentes da Aeronáutica, armados, monitorando o serviço de controle de aeronaves. "Qualquer um que se recusa a cumprir uma ordem vai direto para o xadrez", disse um controlador.

Três mortes mancham vitória do Iraque na Copa da Ásia


Pelo menos três pessoas morreram e outras 50 ficaram feridas na noite deste sábado, em Bagdá, durante as comemorações da vitória da seleção iraquiana, treinada pelo brasileiro Jorvan Vieira, diante do Vietnã por 2 a 0 pelas quartas-de-final da Copa da Ásia.


De acordo com a polícia, as mortes ocorreram quando iraquianos realizaram disparos nas ruas da capita Bagdá --o jogo ocorreu em Bancoc (Tailândia). Esse fato, no entanto, não impediu que os iraquianos continuassem com a festa.


O presidente iraquiano Jalal Talabani e outros dirigentes parabenizaram a seleção pela vitória e sua classificação às semifinais da competição.


Fonte: Folha

Afeganistão: Forças de segurança cercaram sequestradores

As forças de segurança do Afeganistão cercaram hoje a zona onde os talibãs afegãos mantêm sequestrados 23 missionários evangelistas sul-coreanos, mas descartam ainda a possibilidade de lançar uma ofensiva, afirmou hoje fonte oficial do ministério de Defesa afegão.


O porta-voz do ministério de Defesa afegão, o general Zahir Azimi, afirmou em declarações à EFE que o exército afegão, a polícia e os serviços de informações do Afeganistão sitiaram os talibãs na localidade de Qarabagh, na província de Ghazni (140 quilómetros a sul da capital Cabul).


No entanto, o porta-voz explicou que, «de momento ainda se descarta a possibilidade de lançar uma ofensiva», uma vez que as autoridades afegãs «esperam pela chegada da delegação sul-coreana para decidir a forma de actuar».


A chegada desta delegação sul-coreana a Cabul, que procura obter a libertação do grupo de missionários e missionárias evangelistas sequestrados desde quinta-feira, a cerca de 140 quilómetros a sul de Cabul, estava prevista para hoje de manhã.


A delegação, chefiada pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Cho Jung-Pyo, deverá reunir-se à tarde com as autoridades afegãs para tentar encontrar uma forma de negociação com os islamistas, indicou uma fonte em Seul.


Perante as exigências dos islamistas, o Governo de Seul já tinha anunciado, sábado, que não aceleraria a retirada do contingente de 200 soldados sul-coreanos, previsto para o final de 2007, apesar do rapto dos missionários.


O governo da Coreia do Sul realizou hoje uma reunião de crise com responsáveis dos serviços de segurança consagrada à questão dos reféns sul-coreanos, entre os quais 18 mulheres, que os talibãs ameaçam executar, informou fonte oficial.


O porta-voz dos islamistas, que sábado anunciou a execução de dois cidadãos alemães, Qari Yousef Ahmadi anunciou que o prazo dado às autoridades afegãs para libertarem 23 talibãs cativos em prisões no Afeganistão em troca dos 23 reféns sul-coreanos acaba às 14:30 TMG de hoje (15:30 em Lisboa).


Diário Digital / Lusa

sábado, 21 de julho de 2007

Santa Cruz reage nos acréscimos e evita derrota na Série B


Da RedaçãoEm São Paulo




Nildo (esq.) fez gol salvador aos 47min do 2º tempo no empate do Santa com o Remo




Estádio praticamente lotado, ânimo renovado pela estréia do novo treinador e um concorrente direto para fugir da parte de baixo da tabela. Em todo este ambiente formado no Arruda, e contando com um jogador a mais durante quase uma hora, o Santa Cruz perdia por dois gols até os 40min do segundo tempo, mas reagiu e alcançou um empate por 4 a 4 com o Remo, na tarde deste sábado, em compromisso válido pela 13ª rodada da Série B.





Nildo (esq.) fez gol salvador aos 47min do 2º tempo no empate do Santa com o RemoCom o resultado, os comandados de Mauro Fernandes, que dirigiu pela primeira vez o time tricolor - substituindo o demitido Charles Muniz - chegaram aos 13 pontos, porém seguem na zona de rebaixamento da competição nacional.




Já os remistas, que perderam a oportunidade de bater um rival que lutava para sair da faixa de degola e somar seu terceiro triunfo consecutivo, chegam apenas aos 14, ainda entre os clubes que disputariam a Série C em 2008.




A partida começou em um ritmo bastante forte, com os anfitriões, impulsionados pela torcida, pressionando e criando as principais ações ofensivas. Mas logo aos 10min, em uma boa investida pela esquerda, o Remo surpreendeu e chegou ao primeiro gol com o meia Alexandre, que recebeu bom passe de peito de Fábio Oliveira.




Sete minutos depois, o lance mais polêmico do jogo. Após cruzamento da direita, a bola bateu no peito do zagueiro Bebeto, do Remo, que já tinha cartão amarelo. A arbitragem assinalou pênalti, expulsou o defensor e deixou a equipe do Pará com um jogador a menos. Na cobrança efetuada por Marcelo Ramos, porém, o goleiro Adriano fez a defesa e evitou o empate.




Na base dos contra-ataques, os visitantes seguiram levando mais perigo e ampliaram o placar aos 36min, por intermédio de Fábio Oliveira - em cobrança de pênalti também duvidoso, ele deslocou o goleiro Gottardi com categoria e anotou seu oitavo gol na competição.




A partir daí, boa parte da torcida que compareceu em grande número ao estádio do Arruda passou a ironizar a equipe coral, gritando "olé" a cada troca de passe dos visitantes. Mas aos 42min, Marcelo Ramos se redimiu de falha, antecipou-se à defesa adversária e marcou de cabeça, diminuindo a diferença.




Na etapa final, o técnico Mauro Fernandes apostou na entrada de Carlinhos Paraíba na vaga de Miro Bahia, que vinha de várias atuações apagadas. E deu certo. Em sua primeira jogada, aos 11min, dominou bola na intermediária e acertou bom chute, empatando o jogo. E aos 29min, após cruzamento de Marquinhos pela direita, Marcelo Ramos perdeu gol incrível e a chance de se consagrar, ao, dentro da pequena área, cabecear bola por cima do travessão.




Aos 39min, em falha da defesa pernambucana, Wellington chutou fraco, e o goleiro Gottardi acabou aceitando. Menos de um minuto depois, Jóbson ampliou a vantagem do Remo, em finalização que desviou no zagueiro Marcelo Magalhães. Mas no fim, Marcelo Ramos e Nildo, em seqüência, decretaram o resultado final.




As duas equipes voltam a campo na próxima terça-feira, quando será realizada toda a 14ª rodada da Série B. Novamente atuando em seus domínios, o Santa Cruz recebe o Ceará, às 20h30. No mesmo horário, o Remo segue sua jornada longe de Belém e encara o São Caetano, no Anacleto Campanella.

Seqüestro de sul-coreanos não acelerará retirada de tropas do Afeganistão

O presidente da Coréia do Sul, Roh Moo-hyun, pediu neste sábado a libertação imediata de 18 cidadãos sul-coreanos seqüestrados na quinta-feira no Afeganistão, embora Seul tenha afirmado que retirará suas tropas desse país segundo o calendário previsto, no final deste ano.


"Os seqüestradores devem libertar os sul-coreanos sãos e salvos e o mais rápido possível", declarou Roh em um discurso transmitido pela televisão.


O presidente, que destacou que os reféns eram civis envolvidos em atividades humanitárias, declarou: "Civis inocentes não devem ser seqüestrados".


Os talibãs reivindicaram na sexta-feira o seqüestro de 18 jovens cristãos evangélicos sul-coreanos que viajavam de carro entre Cabul e Kandahar, cerca de 120 km ao sul da capital.


O presidente sul-coreano lembrou que os 200 militares sul-coreanos ainda presentes no Afeganistão não estavam envolvidos em combates, e sim dedicados a tarefas de saneamento e reconstrução.


Poucas horas antes, o ministro das Relações Exteriores, Song Min-soon, afirmou que a Coréia do Sul não tem a intenção de acelerar a retirada de seu contingente no Afeganistão, prevista para até o final do ano.


"O governo informou ao Parlamento no final do ano passado que o contingente de 200 soldados concluirá sua missão no Afeganistão e retornará até o final do ano", disse à imprensa Song Min-soon.


"Começamos os preparativos para efetuar essa tarefa (...) mas não se pode repatriar 200 pessoas da noite para o dia", acrescentou.


Song disse também que uma equipe de crise sul-coreana chegaria neste sábado a Cabul para ajudar na libertação dos reféns.


Os talibãs afirmaram neste sábado ter executado um dos dois reféns alemães em seu poder no Afeganistão, ao término do ultimato dado para o cumprimento de suas exigências, segundo um porta-voz dos extremistas.


As exigências eram a retirada dos 3.000 militares alemães presentes no Afeganistão e a libertação dos presos talibãs no país asiático.


No entanto, o Ministério das Relações Exteriores afegão afirmou neste sábado que um dos dois reféns alemães dos talibãs estava vivo e que o outro havia falecido, vítima de um ataque cardíaco.


"Segundo informações de organizações de segurança afegãs, um dos reféns morreu após uma crise cardíaca e o outro está vivo", declarou o porta-voz do ministério, Sultan Ahmad Baheen.


A notícia foi corroborada pelo ministro alemão das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier.


O porta-voz dos talibãs, Yusuf Ahmadi, ressaltou que os insurgentes não haviam decidido ainda a sorte dos 18 sul-coreanos.


Os reféns partiram no dia 13 de julho para o Afeganistão para realizar "atividades evangélicas e tarefas voluntárias" em hospitais e lares de acolhida para crianças. Seu retorno estava previsto para segunda-feira, segundo informou sua igreja, a Comunidade Protestante Saem-Mul.


ckp/dm

Finalmente, encontrada Caixa preta

VANNILDO MENDESDa Agência Estado – Brasília

Depois de uma trapalhada, quando enviaram para perícia nos EUA um gravador comum, as equipes de resgates encontraram só na madrugada de anteontem a segunda caixa-preta do Airbus A320 da TAM nos destroços do desastre ocorrido em Congonhas, no último dia 17, segundo informou o Ministério da Defesa.

O equipamento, que contém os diálogos da cabine e os registros de som na hora do acidente, foi enviado anteontem mesmo pelo Comando da Aeronáutica ao órgão de segurança de tráfego aéreo dos Estados Unidos, o Nacional Transportation Safety Board (NTSB), onde já começou a ser feita a perícia na primeira caixa-preta, o Gravador de Dados de Vôo (FDR, na sigla em inglês), que contém as informações técnicas do vôo.

Na última quinta-feira, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão que investiga a tragédia, enviou ao NTSB o que seriam as duas caixas-pretas do avião.

Mas anteontem, por meio de nota, a Aeronáutica informou que a segunda era na verdade um gravador muito danificado. Pouco depois, o Ministério da Defesa informou que, após buscas intensas durante a madrugada, a segunda e mais importante foi também localizada.

Segundo a Aeronáutica, o equipamento está avariado, mas há chance de o conteúdo estar preservado, uma vez que o material é resistente a situações extremas, como altas temperaturas e fortes impactos.

O relatório sobre os dados do vôo deve ser entregue ao governo brasileiro na próxima quarta-feira. Registrados na primeira caixa-preta, o material consiste de 53 horas de gravações com todos dados do vôo, incluindo os comandos da cabine de controle.

A análise do primeiro equipamento permitirá verificar, por exemplo, se o piloto de fato tentou arremeter o avião e se adotou os procedimentos corretos ao tentar levantar o vôo. Mas o laudo com os diálogos e sons de bordo ainda não tem previsão para ser concluído e vai depender da qualidade do conteúdo.

Políticos destacam ACM na história nacional

JOÃO DOMINGOSDa Agência Estado – Salvador

O presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), afirmou que Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA) é um tipo de político que jamais encontrará substituto. "Não creio que seu lugar seja preenchido. Ele era ele. Tinha uma personalidade totalmente diferente. Acabou", disse o senador tucano, durante o velório de ACM, na madrugada de ontem. O senador morreu na sexta-feira pela manhã, em São Paulo, de falência múltima dos órgãos, depois de mais de um mês internado no Hospital do Coração.

"Independentemente da análise que se faça da política brasileira dos diferentes pontos de vista com que seja vista, não há como negar que tanto na política baiana quanto na brasileira nos últimos 50 anos o nome de Antonio Carlos se fez presente, sempre", disse ainda Jereissati. Ele lembrou que teve uma relação política muito próxima a ACM e que, em alguns momentos, chegaram a ficar em lugares diferentes, mas sempre se reconciliaram.

"ACM era um homem que não conhecia a neutralidade, ía da ternura a explosão e tinha a incrível capacidade de transformar amigos em inimigos e inimigos em amigos", disse o senador José Sarney (PMDB-AP).

Entre os políticos baianos do grupo de Antonio Carlos, havia uma preocupação com o vazio que ficará na política do Estado e no futuro daquilo que passou a ser chamado de "carlismo".

O ex-senador Rodolpho Tourinho, por exemplo, acha que será difícil manter a coesão a partir de agora, visto que a tendência será cada um procurar o seu caminho. Isto já vem sendo feito desde que o ACM perdeu poder, em 2001, quando foi obrigado a renunciar ao mandato para fugir do processo de cassação, por ter ordenado a violação do painel eletrônico de votação na sessão que cassou o senador Luiz Estevão (PMDB-DF), em 2000.

Desde então, o ex-líder do PFL e da Minoria, e atual vice-líder do DEM, José Carlos Aleluia (BA), trilha um caminho distante de ACM. O ex-prefeito de Salvador Antonio Imbassahy, eleito duas vezes por força do padrinho, não só se afastou de ACM, como mudou de partido, entrando para o PSDB, tradicionalmente um grande adversário do grupo que foi comandado por Antonio Carlos.

Imbassahy foi um dos primeiros políticos a chegar ao velório de ACM, por volta das 22h30 de sexta-feira, no Palácio da Aclamação em Campo Grande, no Centro. Chorava muito. Disse que, apesar das divergências, tinha de admitir que ACM mudou a Bahia.

Outros políticos que se mantiveram fiéis a Antonio Carlos Magalhães, como os ex-governadores Paulo Souto e César Borges, mostravam-se ainda muito dependentes da ação do senador. "A liderança de Antonio Carlos vai continuar por muito tempo", disse Paulo Souto.

sexta-feira, 20 de julho de 2007

RN implanta Comitê em Defesa da Transposição do São Francisco

A governadora Wilma de Faria vai instalar na manhã desta sexta-feira o Comitê em Defesa da Transposição do Rio São Francisco, em solenidade marcada para as 10h, na Assembléia Legislativa. A medida foi acertada no início do mês, em Recife, durante reunião entre os governadores de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará, estados beneficiados com a obra de integração das bacias nordestinas, cujo objetivo é assegurar a oferta de água, em 2025, a cerca de 12 milhões de habitantes de pequenas, médias e grandes cidades da região semi-árida.

Formados por representantes do poder público e da sociedade civil, os comitês criados em cada um dos estados irão acompanhar o desenvolvimento do projeto e dar apoio político para a realização das obras. Ficará a cargo destes comitês, por exemplo, organizar uma série de mobilizações para conscientizar a sociedade sobre a importância desta obra que vai levar água potável aos estados mais vulneráveis às secas, garantindo o seu desenvolvimento sócio-econômico.

Segundo a governadora Wilma de Faria, a obra de transposição do rio São Francisco é importante não apenas porque vai garantir a sustentabilidade hídrica do semi-árido, levando água para mais de 1,2 milhão de pessoas em 94 municípios, somente no Rio Grande do Norte. ‘‘O projeto também vai gerar outras obras nas áreas de saúde pública, meio ambiente e regularização fundiária’’, afirma.

O secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, vice-governador Iberê Ferreira, ressalta que a concretização do projeto no Rio Grande do Norte é aguardada com entusiasmo. ‘‘A integração do São Francisco vai proporcionar uma melhor gestão dos açudes do semi-árido do estado, com economia futura significativa de águas locais dos rios intermitentes, além de garantir água na época de seca para mais de um milhão de potiguaresö, destaca

Estratégias

Na reunião de Recife também ficou definido que, na primeira semana de agosto, os governadores irão liderar mobilizações simultâneas para ressaltar a importância da obra para seus Estados. O objetivo é impulsionar a grande mobilização que eles pretendem realizar na segunda quinzena de agosto, em Brasília, com a presença de toda a bancada federal potiguar, paraibana, cearense e pernambucana e apoio do presidente Lula.

Outra estratégia adotada pelos líderes estaduais vai ser tentar convencer os governadores da Bahia, Sergipe e Alagoas, que já se manifestaram contra a transposição, a darem apoio à obra. Para isso, eles irão dar apoio às obras consideradas prioritárias para o desenvolvimento daqueles estados.

O projeto

O Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional é um empreendimento do governo federal, sob a responsabilidade do Ministério da Integração Nacional. Trata-se da mais importante ação estruturante, no âmbito da política nacional de recursos hídricos, tendo por objetivo a garantia de água para o desenvolvimento sócio-econômico dos estados do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Para o Rio Grande do Norte, a obra vai beneficiar 95 municípios, (1,2 milhões de habitantes em 2025), através do aumento da garantia da oferta de água dos açudes Santa Cruz e Armando Ribeiro Gonçalves, além da perenização permanente de todos os trechos dos rios Apodi e Piranhas-Açu, em associação com uma rede de adutoras que vem sendo implantada pelo governo estadual.

O Rio Grande do Norte será contemplado com o canal do Eixo Norte. Este canal percorrerá cerca de 400 km, desde a captação no rio São Francisco, próximo à cidade de Cabrobó (PE), trazendo água aos rios Apodi e Piranhas-Açu. O Eixo Norte terá capacidade máxima de 99 m3/s e irá operar com uma vazão contínua de 16,4 m3/s de água que será utilizada para o consumo humano. Em períodos de seca, será possível alcançar a vazão máxima. Os volumes excedentes serão armazenados em reservatórios, que no RN serão Armando Ribeiro Gonçalves, Santa Cruz e Pau dos Ferros.

AACC/MS abre exposição de produtos que vão para LeiloFashion

Paulline Carrilho

A partir desta quinta-feira (dia 19) o Shopping Campo Grande conta com um novo espaço, que movimentará a solidariedade em Campo Grande. O espaço da AACC/MS (Associação dos Amigos das Crianças com Câncer), localizado no 1° piso, recebe a exposição de materiais que serão leiloados no LeiloFashion, evento que será realizado no próximo dia 2 de agosto na abertura do Noiva Fashion, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes.


A ação solidária em prol das crianças atendidas pela AACC/MS procura de forma inédita, através de um leilão, reunir doadores, colaboradores e beneficiados, numa parceria que promete entrar para a história de Campo Grande. Cerca de 50 empresas da Capital colaboraram com a iniciativa proposta pelo em empresário José Marques, que promove o Noiva Fashion, que está em sua 12ª edição, doando produtos para serem leiloados durante o evento.


Segundo José Marques, esta idéia inovadora foi concretizada devido às parcerias que se firmaram no decorrer do evento, que possibilitaram o sucesso da iniciativa. “Vamos promover uma troca mútua, onde todas vão ganhar, os doadores e os beneficiários”, afirmou Marques. O LeiloFashion conta com apoio de artistas, autoridades e empresários da capital. Entre eles, estão a bailarina Neide Garrido e do violonista Marcelo Loureiro, responsáveis pela abertura do evento no dia 2.


O convite para a festa do Noiva Fashion custará R$ 20,00 e poderá ser adquirido no espaço da AACC/MS no Shopping ou na sede da entidade, na Rua Ernesto Geisel. Tapetes persas, viagens de navio em roteiros nacionais, canetas MonBlanc, telas de diversos artistas plásticos consagrados de Mato Grosso do Sul, móveis , jóias e objetos de decoração estão entre os itens que farão parte do LeiloFashion.


Toda a renda do leilão beneficente será revertida para o tratamento de crianças e adolescentes com câncer em Mato Grosso do Sul. Por meio do sistema de lance livre, o público terá a oportunidade de adquirir produtos e serviços de luxo e, conseqüentemente, contribuir no combate do câncer infanto-juvenil no Estado.


Segundo a presidente da AACC/MS, Miriam Comparin, a ação é mais uma entre dezenas feitas durante o ano com o intuito de melhorar ainda mais o percentual de cura de crianças atendidas pela instituição, que hoje está em 70%. A gerente de Marketing da AACC/MS, Alexandra Almeida revela que a cada dia mais empresas têm doado produtos para o leilão e aderido à campanha solidária em prol das 284 crianças atendidas hoje pela entidade.
Divulgação


A primeira-dama do Estado, Beth Puccinelli, que é madrinha do evento, também compareceu no lançamento do Espaço da AACC/MS no Shopping e chamou toda a população para comparecer ao leilão e ajudar a entidade.


A Casa de Apoio oferece gratuitamente acompanhamento social, psicológico, lúdico-pedagógico, alimentação (5 refeições diárias) para a criança e sua acompanhante, transporte, doação de cestas básicas, além de viabilizar passagens para seus domicílios em qualquer cidade do Estado. A capacidade é de atender 20 crianças e seus acompanhantes por dia. Assim como seus outros projetos, este espaço é mantido por meio de doações e eventos beneficentes realizados pela equipe de voluntários da AACC/MS. Mais informações sobre o LeiloFashion, basta entrar em contato com a AACC/MS pelo telefone 3325-4000.

Google