quarta-feira, 25 de julho de 2007

Bombas matam 50 após vitória do Iraque com técnico brasileiro

Da BBC Brasil


A explosão de dois carros-bomba deixou pelo menos 50 mortos nesta quarta-feira em Bagdá, quando centenas de iraquianos comemoravam uma vitória histórica da seleção de futebol do Iraque. A equipe iraquiana, treinada pelo brasileiro Jorvan Vieira, surpreendeu a favorita Coréia do Sul e chegou à final da Copa da Ásia, em Bangkok, na Tailândia.

O correspondente da BBC em Bagdá, Nicholas Witchell, diz que o resultado provocou "um genuíno momento de orgulho nacional" em todas as divisões sectárias do país. Poucas horas depois do final da partida em Bangkok, milhares de torcedores tomavam as ruas de Bagdá quando o primeiro carro-bomba explodiu, no bairro de Mansour, no oeste da cidade. O segundo carro-bomba foi detonado na região leste da capital iraquiana. De acordo com a polícia local, além dos 50 mortos, cerca de 130 pessoas ficaram feridas nas duas explosões.

Futebol

A partida entre as seleções do Iraque e da Coréia do Sul terminou em um empate em 0 a 0 no tempo normal. Nos pênaltis, os iraquianos venceram por 4 a 3. O herói da partida foi o goleiro iraquiano Noor Sabri Abbas, que defendeu o pênalti cobrado por Yeom Ki-hun. Antes disso, Kim Jung-woo já havia acertado a trave.

É a primeira vez que o Iraque vai a uma final de Copa da Ásia. O time enfrentará a Arábia Saudita, em Jacarta, na Indonésia, na grande final de domingo. Durante o tempo normal, os dois times tiveram chance de abrir o marcador, com conclusões do iraquiano Hawar Mulla e do sul-coreano Lee Chun-soo. O brasileiro Jorvan Vieira, de 54 anos, já fez história no futebol iraquiano ao chegar à final. O melhor desempenho do time no torneio havia sido o 4º lugar em 1976, no torneio jogado no Irã. Jorvan Vieira já comandou as seleções de Marrocos (durante a Copa do México de 1986), Omã, Malásia, Kuwait e Egito, além de equipes da primeira e da segunda divisão em Portugal.

Nenhum comentário:

Google