Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
Por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Justiça, Tarso Genro, determinou à Polícia Federal a abertura imediata de um inquérito para apurar se a pista reformada do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foi entregue dentro das normas técnicas e legais de segurança.
Tarso ressaltou, no entanto, que o pedido para a investigação da PF não revela nenhuma suspeita sobre ninguém, nem qualquer afirmação sobre a origem do acidente. "É simplesmente uma precaução que o presidente da República toma para cobrir todas as possibilidades", afirmou.
“Esse inquérito vai verificar se a pista foi entregue de maneira adequada. Isso não é um juízo antecipado sobre o assunto, não é uma acusação a nenhum ente público", ressaltou.
Há suspeitas de que a pista tenha sido liberada sem contar com o chamado grooving — ranhuras importantes para garantir o escoamento da água da chuva e dar maior aderência aos aviões durante a aterrissagem.
Foi na pista principal de Congonhas que um Airbus da TAM derrapou na noite de ontem, atravessou a avenida que passa ao lado do aeroporto e atingiu um prédio da TAM Express, pegando fogo em seguida. Segundo a companhia aérea, 186 pessoas estavam a bordo e não há chances de existir sobreviventes.
Um dia antes, uma aeronave da empresa Pantanal havia derrapado na mesma pista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário