Arcebispo de Belém espera que santa seja mais conhecida no país. Alguns devotos chegam a comparar o Círio com o Natal.
Glauco Araújo
A celebração do Círio de Nossa Senhora de Nazaré acontece desde 1793, em Belém , no Pará. Os mais tradicionalistas consideram a data um momento único de renovação do espírito e das tradições religiosas do povo católico brasileiro. Os mais devotos, ainda, chegam a comparar a festividade com o Natal.
A festa costuma começar 15 dias antes da grande procissão realizada anualmente no segundo domingo do mês de outubro. Durante a atividade, cerca de seis milhões de paraenses atuam na organização do evento, considerado a maior manifestação religiosa da América Latina.
Apesar da tradição, o arcebispo Dom Orani João Tempesta, disse que espera tornar a imagem de Nossa Senhora de Nazaré mais conhecida. "Eu sou do Sul do país e, mesmo sendo religioso, não fazia idéia da grata dimensão que é a demonstração de fé durante o Círio.”
Segundo Tempesta, o que motiva tamanha fé é a pequena imagem de Nossa Senhora de Nazaré, talhada em madeira, com 28 centímetros de altura. Ela foi encontrada pelo caboclo paraense, agricultor e caçador, Plácido de Souza, em 1700, às margens do Rio Murucutu, próximo à Estrada do Maranhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário