segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Lula na Suíça - e Chinaglia no cargo


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva transmitirá seu cargo ao deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) nesta segunda feira. O presidente da Câmara ocupará pela primeira vez o posto em função de uma viagem de Lula ao exterior e dos problemas de saúde do vice, José Alencar, que deverá ser submetido a uma nova cirurgia nesta segunda-feira.


Alencar, que sofre de câncer, está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Os médicos vão retirar um tumor na região abdominal do vice. Alencar já passou por vários outros procedimentos cirúrgicos mas ainda não conseguiu conter a doença. Também nesta segunda-feira, Lula inicia viagem -- primeiro a Salvador e depois à Suíça.


Na Bahia, o presidente participa de inauguração de obras e assinatura de acordos para novos projetos, incluindo a construção do novo Aeroporto de Ilhéus. Na Suíça, ele é um dos convidados da cerimônia que confirmará a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. A festa na sede da Fifa acontece na terça-feira. Ele retorna em seguida.


A Constituição determina que, no caso de ausência ou impossibilidade de assumir o cargo, presidente e vice sejam substituídos pelo presidente da Câmara. Nesse caso, o substituto dele é o presidente do Senado -- atualmente, Tião Viana (PT-AC). Na seqüência está a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Ellen Gracie.


Diverticulite - Além de José Alencar, outra integrante da cúpula do governo está internada: a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que sofre de diverticulite aguda -- uma inflamação no intestino -- e deve ter alta dentro de alguns dias. Assim como o vice de Lula, ela também está no Sírio-Libanês. Seu quadro é estável e ela passa bem.

Nenhum comentário:

Google