terça-feira, 16 de outubro de 2007

Secretária de Estado dos EUA busca apoio egípcio para reunião




da Folha Online








A secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, chegou ao Egito nesta terça-feira em sua missão antes da conferência de novembro sobre o Oriente Médio em Annapolis, no Estado americano de Maryland. A americana busca o apoio egípcio à reunião, que debaterá, entre outros assuntos, a criação de um Estado palestino.








A secretária de Estado chegou ao Cairo e se encontrou com o presidente do Egito, Hosni Mubarak. O país já desempenhou um papel central em mediar grandes e pequenos conflitos entre israelenses e palestinos, além de também possuir um papel importante nos diálogos entre diferentes facções palestinas.








Reuters








Rice realiza missão no Oriente Médio como preparação para conferência de novembro








Além de Mubarak, Rice deve se encontrar com o ministro das Relações Exteriores do Egito, Ahmed Aboul Gheit, e o chefe da inteligência egípcia, Omar Suleiman.








Antes da chegada de Rice hoje, Aboul Gheit disse que o encontro de novembro pode ter de ser adiado ao menos que se chegue antes a um acordo substancial.








Ele também acusou setores de Israel de tentar minar os esforços americanos para se chegar a um acordo de paz sólido entre palestinos e israelenses antes da reunião de novembro.
"Nós pensamos seriamente em postergar a conferência para outro momento", disse Aboul Gheit em um comunicado nesta segunda-feira.








"Realizar um encotro sem um acordo sobre um documento substancial e positivo pode danificar oportunidades de se encontrar a paz", afirmou o ministro.








Os principais pontos de conflito para a determinação de tal Estado são a delimitação de suas possíveis fronteiras, o status da cidade de Jerusalém, os assentamentos israelenses e a questão dos refugiados palestinos.








Os palestinos querem que tais questões estejam elaboradas no documento e que prazos para o estabelecimento de medidas sobre tais assuntos sejam estabelecidos, já os israelenses afirmam que não é necessário ser tão preciso em relação a tais pontos.








Estado palestino








Muhammed Muheisen/AP








Rice se encontrou nesta segunda-feira com o presidente da Autoridade Nacional Palestina








Em sua missão de quatro dias pelo Oriente Médio, Rice disse ontem, em seu segundo dia na região, que o momento de se formar um Estado palestino é agora.








"Francamente, é hora de estabelecer um Estado palestino", disse Rice, ao lado do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, com que se reuniu ontem.








"Os EUA vêem o estabelecimento de um Estado palestino e a solução de dois Estados como absolutamente essenciais para o futuro, não apenas de palestinos e israelenses, mas também para o Oriente Médio e para os interesses americanos", disse Rice.








A secretária visitará representantes de Israel e palestinos mais uma vez nesta quarta-feira. Então ela viajará a Londres para encontrar o rei da Jordânia, Abdullah 2º em uma tentativa de angariar apoio de mais países de maioria árabe.








Em seus discursos em Jerusalém e na Cisjordânia, Rice disse que presidente dos EUA, George Bush, espera, que o documento assinado em Annapolis coloque fim ao conflito árabe-israelense.



Nenhum comentário:

Google