quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Turcos bombardeiam posições do PKK na fronteira com o Iraque

Nesta quarta-feira (24), aviões turcos bombardearam posições da guerrilha curda.Os separatistas do PKK afirmam ter capturado oito soldados turcos.



Do G1, com agências internacionais




Reuters
Exército turco já fazia ronda em região da fronteira com o Iraque no começo de outubro (Foto: Reuters)




A aviação turca bombardeou nesta quarta-feira (24) posições da guerrilha do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) na fronteira com o Iraque, segundo a agência de notícias turca "Anatólia".




Conheça o clandestino PKK




"Helicópteros Sikorsky e Cobra, assim como aviões de guerra, estão decolando da base aérea de Diyarbakir (a cidade mais importante do sudeste turco) para dar apoio aéreo e destruir os ninhos terroristas através de bombardeios", afirmou a agência.



Um dos objetivos da operação é cortar as vias de comunicação do PKK em uma zona especialmente montanhosa e de difícil acesso, segundo as mesmas fontes.




Leia também: Iraque fechará os escritórios do PKK no Curdistão




Estes bombardeios fazem parte da operação lançada pelo exército no domingo após a morte de 12 soldados turcos em uma emboscada do PKK no sudeste do país. "Nas áreas onde ocorreram as operações, muitos refúgios terroristas e equipamentos foram destruídos", segundo a "Anatólia".




WILLIAM WAACK COMENTA: Briga entre turcos e curdos já busca despojos da invasão dos EUA no Iraque




O exército turco realizou os primeiros ataques contra posições do PKK no norte do Iraque desde domingo passado, confirmaram hoje em Ancara fontes do governante Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP).




As fontes disseram que "as operações estão sendo feitas dentro do Iraque e podem continuar enquanto estamos falando".



O jornal "Yeni Safak", próximo ao AKP, afirmou em sua edição desta quarta que cerca de 8 mil soldados turcos entraram em várias bases do PKK após fortes bombardeios com aviões F-16 e helicópteros Cobra.



O diário acrescentou que aviões do tipo F-16 e artilharia estavam bombardeando "bases terroristas" no Iraque e que o Exército iniciou a perseguição de rebeldes do PKK.

Soldados capturados




A agência de notícias pró-curda “Firat”, ligada aos separatistas curdos, publicou nesta terça-feira (23) o que apresentou como sendo fotos dos oito soldados turcos tomados como reféns neste domingo (21). "As fotos mostram que os soldados estão em boa saúde", informou a agência em seu site, mostrando-os sozinhos ou em grupo.

Reuters
Foto sem data publicada pela agência de notícias pró-curda “Firat” mostra soldados turcos mantidos como reféns (Foto: Reuters)




O PKK afirma ter capturado vivos os oito soldados turcos após uma emboscada feita pelo PKK perto da aldeia de Daglica e dos violentos combates de domingo entre o exército turco e os rebeldes curdos no sudeste do país. Doze soldados e 34 rebeldes foram mortos nos confrontos.

O exército turco confirmou nesta segunda-feira (22) que oito soldados foram dados como desaparecidos a partir destes choques.



O PKK afirmou que era a sétima vez que capturava soldados turcos desde o desencadeamento, em 1984, de uma sangrenta luta armada. O partido, considerado uma organização terrorista por Estados Unidos, Turquia e União Européia, revelou nesta segunda os nomes dos soldados capturados em comunicado publicado pela agência Firat.

Nenhum comentário:

Google