O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, entregou ao Presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, uma mensagem do seu homólogo russo Vladimir Putin, refere hoje a televisão iraniana.
Não foi avançada qualquer informação sobre o conteúdo da mensagem entregue terça-feira durante uma breve visita de Lavrov a Teerã.
O Presidente iraniano aproveitou o encontro para garantir que «Teerã está decidido a avançar na cooperação» com a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) mas que o Irã entende também «continuar as suas actividades nucleares pacíficas», refere a televisão.
Por sua vez, Lavrov apelou à «interacção e à continuação» da cooperação entre o Irã e a AIEA, ainda segundo a televisão.
Durante a breve visita, Lavrov considerou que as sanções unilaterais para obrigar Teerão a suspender o seu programa nuclear não contribuem para uma resolução da crise.
Pronunciou-se também a favor de uma cooperação «mais activa» de Teerã com a AIEA para acalmar as preocupações da comunidade internacional sobre a natureza do programa nuclear iraniano.
Serguei Lavrov efectuou terça-feira uma curta viagem ao Irã para se encontrar com os dirigentes desse país.
Fontes citadas pela rádio Eco de Moscovo afirmam que «a visita de Serguei Lavrov está ligada às mudanças na direcção do Comité Supremo da Segurança Nacional do Irã».
«A 20 de Outubro, Ali Larijani, o principal interlocutor com o Ocidente sobre a questão do programa nuclear iraniano, abandonou o cargo de secretário dessa estrutura iraniana. E, embora quase todas as conversações com a sua participação tenham terminado sem resultados, a comunidade mundial tinha conseguido encontrar uma linguagem comum com ele», comentaram as fontes da rádio russa.
«Por enquanto - continua a Eco de Moscovo - não está claro como se irá comportar o seu sucessor nesse cargo: Said Jalili. Talvez Serguei Lavrov tencione esclarecer isso».
Trata-se da segunda visita de Lavrov ao Irão neste mês de Outubro.
Diário Digital / Lusa
Do site:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=302207
Nenhum comentário:
Postar um comentário