sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Putin compara polêmica sobre sistema antimísseis com crise cubana

da Deutsche Welle, na Alemanha


Presidente da Rússia diz que impasse lembra conflito sobre estacionamento de mísseis em Cuba durante Guerra Fria. Cúpula UE-Rússia em Portugal terminou sem resultados concretos.


O presidente russo, Vladimir Putin, comparou o impasse sobre o estacionamento de um sistema antimísseis, pelos Estados Unidos, no centro da Europa, com a crise cubana na Guerra Fria. Com a comparação, feita após o encontro de cúpula desta sexta-feira (26/10) entre a União Européia (UE) e Rússia, em Portugal, ele quis lembrar que as relações em meados da década de 1960 também se desenvolveram a partir de uma situação semelhante.


A crise cubana havia levado os Estados Unidos e a então União Soviética à beira de uma guerra nuclear em 1962. Pouco antes do início do encontro de cúpula, realizado na cidade portuguesa de Mafra, a Rússia havia mais uma vez ameaçado com o reinício da produção de mísseis de curto e médio alcance. "Podemos começar em curto prazo a construção deste tipo de armamentos", disse o comandante das Forças Armadas Estratégicas, Nikolai Solovtsov.

Nenhum comentário:

Google