da Deutsche Welle, na Alemanha
Presidente da Rússia diz que impasse lembra conflito sobre estacionamento de mísseis em Cuba durante Guerra Fria. Cúpula UE-Rússia em Portugal terminou sem resultados concretos.
O presidente russo, Vladimir Putin, comparou o impasse sobre o estacionamento de um sistema antimísseis, pelos Estados Unidos, no centro da Europa, com a crise cubana na Guerra Fria. Com a comparação, feita após o encontro de cúpula desta sexta-feira (26/10) entre a União Européia (UE) e Rússia, em Portugal, ele quis lembrar que as relações em meados da década de 1960 também se desenvolveram a partir de uma situação semelhante.
A crise cubana havia levado os Estados Unidos e a então União Soviética à beira de uma guerra nuclear em 1962. Pouco antes do início do encontro de cúpula, realizado na cidade portuguesa de Mafra, a Rússia havia mais uma vez ameaçado com o reinício da produção de mísseis de curto e médio alcance. "Podemos começar em curto prazo a construção deste tipo de armamentos", disse o comandante das Forças Armadas Estratégicas, Nikolai Solovtsov.
Nenhum comentário:
Postar um comentário