sexta-feira, 22 de junho de 2007

Aeroportos param por meia hora

O Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, suspendeu os vôos para Estados Unidos, Europa e para as regiões Nordeste e Centro-Oeste. As decolagens foram supsensas por volta de 18h. Ainda segundo a Infraero, alguns vôos conseguiram decolar por usar rotas alternativas.Depois de 19h30, as rotas começaram a ser retomadas. Porém, os aviões só podem partir com intervalos de 15 minutos.
Pousos e decolagens no aeroporto de Brasília ficaram parados por cerca de 30 minutos, por problema técnicos.
A informação é de que não se trata de uma reação dos controladores de vôo às medidas anunciadas nesta sexta-feira pelo comandante da Aeronáutica, Juniti Saito.
O problema seria um reflexo dos defeitos em consoles (monitores) que controlam os vôos no Cindacta 1, que continua funcionando apenas com dois aparelhos, que teriam sido paralisados para ajustes. A Aeronáutica também não conseguiu botar em funcionando os outros aparelhos que estão desligados.
A Infraero chegou a colocar grades nos portões da sala de embarque para evitar que passageiros trocassem de salão. Após a solução do problema, as grades foram retiradas e os vôos estão sendo retomados.
Todos os vôos que partiriam do Aeroporto Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, foram suspensos no fim da tarde desta sexta-feira por uma hora.
Segundo a assessoria da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), a paralisação foi informada aos passageiros por representantes do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de tráfego Aéreo (Cindacta). Os motivos não foram divulgados.
No país, 32% dos vôos com atraso
O último boletim da Infraero mostra que 32% dos 1.422 vôos previstos no período de meia noite àa 18h desta sexta-feira registraram atrasos superiores a uma hora, enquanto 8,9% deste total foram cancelados em todo o país.
Entre os aeroportos com o maior número de atrasos estão o de Brasília, onde, dos 90 vôos programados no período, 50 atrasaram mais de uma hora e Recife, que registrou atrasos em 30 dos 48 vôos programados. Dois vôos foram cancelados,em Brasília e seis em Recife, de acordo com a Infraero. No aeroporto de Congonhas, em São Paulo, 28 dos 214 vôos atrasaram e nove foram cancelados. Já no aeroporto de Guarulhos, dos 171 vôos previstos, 29 tiveram atrasos e 11 foram cancelados.
No Galeão, 59 dos 127 vôos atrasaram e 17 foram cancelados.Também foram registrados índices altos de atrasos no aeroporto de Confins, em Minas Gerais, onde 31 dos 52 vôos atrasaram mais de uma hora e quatro foram cancelados. Em Salvador, dos 76 vôos programados, 45 atrasaram e 10 foram cancelados.
Aeronáutica afasta 'insurgentes'
O comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, anunciou na tarde desta sexta-feira o afastamento de todos os líderes da operação-padrão no Cindacta 1 e um plano de contingência para enfrentar o caos nos aeroportos do país. O comandante, que já mandou prender dois líderes do movimento esta semana, prometeu ser rígido para fazer valer a hierarquia no meio militar.
- A todos os brasileiros e brasileiros, eu asseguro, em nome da Aeronáutica e do presidente da República, que desvios de conduta que venham a ferir ou macular os princípios basilares da hierarquia e da disciplina serão absolutamente conduzidos dentro dos trâmites da lei - afirmou.
A nova crise área começou na última terça-feira quando controladores de vôo, em Brasília, afirmaram que as imagens transmitidas por radar não estariam nítidas. Entretanto, a Aeronáutica informou que a paralisação foi causada devido à decisão do Comando da Força Aérea de prorrogar o prazo de apuração das causas de um motim no Cindacta 1, na capital federal, no dia 30 de março.
Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

Google