Japão realiza estudo para travar elevada taxa de suicídiosO Japão vai realizar o primeiro estudo de grande dimensão para analisar os motivos da respectiva taxa de suicídios, a mais elevada dos países industrializados, com 30.000 ao ano, noticiou a agência Kyodo.
Neste país asiático registam-se os índices de sentimento de solidão mais elevados do mundo.
O estudo, dirigido pela organização Life Link, começará a analisar 1.000 casos, em Julho, com entrevistas a familiares, conhecidos e colegas de trabalho centradas no contexto social das vítimas, bem como noutros aspectos psicológicos e de conduta.
«Até à data, não foi possível tomar medidas efectivas porque a realidade das 30.000 pessoas que se suicidam todos os anos é-nos desconhecida», disse o responsável da Life Link Yusuyuki Shimizu. «Esperamos poder dar uma visão clara do problema que inclua os factores que estão levar as pessoas a suicidar-se», acrescentou.
Depois de se constatar que o ano de 2006 foi o nono consecutivo em que a taxa de suicídios no Japão superou os 30.000 casos, o governo japonês reconheceu a necessidade de estudar o ambiente social e outras realidades das vítimas para poder tomar medidas preventivas.
O grupo que realizará o estudo inclui advogados e peritos em endividamento, excesso de trabalho e perseguição escolar, algumas das principais causas de suicídio do Japão, segundo as estatísticas oficiais.
O estudo prevê aprofundar também as condições materiais e psicológicas das famílias das vítimas, para poder prestar-lhes assistência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário